Prefeito Luciano Pinto e secretário de Meio Ambiente se reuniram com Carlos Gomes para discutir apoio à implantação da coleta seletiva e inclusão de catadores.
Com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento sustentável e ampliar a gestão ambiental no município, a Prefeitura de Arroio do Sal, sob a liderança do prefeito Luciano Pinto, está intensificando as articulações para viabilizar projetos de reciclagem e inclusão social.
Na última quinta-feira (15), o prefeito e o secretário municipal de Meio Ambiente, Adauri Cabral, participaram de uma reunião com o deputado federal e atual secretário estadual de Habitação e Regularização Fundiária, Carlos Gomes. O encontro teve como pauta a captação de recursos por meio da Lei Federal de Incentivo à Reciclagem (Lei nº 14.260/21), de autoria do próprio parlamentar.
Entre os principais projetos apresentados pela equipe de Arroio do Sal estão:
-
CEMEAR (Centro Municipal de Educação Ambiental e Inclusão Social), que foca em educação ambiental, coleta seletiva, inclusão social e cooperativismo.
-
Projeto Recomeçar, que visa incluir socialmente catadores autônomos de resíduos recicláveis.
A Lei 14.260/21, regulamentada em dezembro de 2024, permite que empresas e cidadãos incentivem projetos de reciclagem por meio de dedução fiscal, criando oportunidades para prefeituras que buscam soluções sustentáveis para os resíduos sólidos urbanos.