No dia 21 de junho de 2023, o Sol ingressa em Câncer. Este é o momento que marca o solstício de inverno no hemisfério Sul, em que as noites são mais longas e os dias mais curtos.
Câncer é o primeiro signo da trilogia Água, o qual fala das emoções e dos sentimentos. Câncer simboliza os sentimentos, o pertencimento, a sensibilidade e a capacidade de formar vínculos. Onde temos Câncer no mapa astral somos sentimentais, sentíveis e buscamos a intimidade. O signo é regido pela Lua, o planeta das emoções e das nossas memórias.
O signo de Câncer tem uma relação forte com o passado e com os familiares. Associado à casa 4 no mapa astral, Câncer precisa ter uma família e vínculos próximos com as pessoas. Em uma época de redes sociais, os cancerianos ainda preferem relações com os mais íntimos e com os familiares.
A família é tudo para o canceriano e é normal, inclusive, vermos cancerianos, morarem perto de pais e avós depois de adultos. Os laços familiares são de suma importância para os filhos da Lua, então é fácil encontrá-los com a posição de matriarcas e patriarcas.
Em relação à afinidade, Câncer tem boas relações com os nativos de Escorpião e Peixes, pois os três compreendem o elemento Água, então eles costumam viver no mesmo universo sentimental.
Com os signos de Terra: Touro, Virgem e Capricórnio também existe uma ela complementação, pois a Terra dá limites à água e a água nutre à Terra.
Com os signos do Ar: Gêmeos, Libra e Aquário existe uma relação de renúncias, pois os sensíveis cancerianos olham com desdém para a racionalidade dos nativos do ar.
Com os signos de Fogo: Áries,Leão e Sagitário a relação é um pouco difícil, pois os espontâneos nativos de fogo nem sempre tem paciência com os sentimentais cancerianos.
Enfim, este é um momento de olhar para vida com o coração, pois é lá que estão nossos sentimentos.