Decreto do Governo do Estado flexibilizou a abertura de templos religiosos, impondo algumas condições para o funcionamento, para manutenção do isolamento/distanciamento social.
Em nota, o bispo da diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inacio Flach, recomendou a permanência das igrejas sem missas. “Considerando a nota do Governo do Estado de Santa Catarina sobre a reabertura das igrejas e a volta de missas com a presença física dos féis; Considerando a portaria da Secretaria de Saúde do Estado de Santa Catarina que regulamenta esse retorno; Considerando a reunião com os padres que compõem a coordenação diocesana de pastoral, ouvindo profissionais da área da saúde e também ouvindo algumas de nossas lideranças leigas. Comunicamos que nossas missas e atividades com a presença física dos fiéis devem permanecer suspensas. No dia 5 de maio, haverá uma nova reunião e daremos um novo parecer, sempre visando o melhor para todos os nossos fiéis”.
O bispo recomenda aos padres, bem como a “todo o povo de Deus”, a permanecerem firmes na oração. “Nossas igrejas na medida do possível e obedecendo as normas sanitárias devem permanecer abertas para a oração individual dos fiéis. Continuemos com nossas transmissões de missas, celebrações, momentos de oração, formações, via rádio, TV e pelas redes sociais”.
Flach, ainda pede a todos para que estejam muito atentos às famílias necessitadas. “A Igreja tem a missão de ser para todas as famílias presença solidária e caritativa. Motivemos de todas as maneiras o cuidado e a assistência aos mais pobres. Somos convocados a sermos uma Igreja Samaritana”, finaliza a nota.