Iniciativa busca reforçar os estoques do HEMOSC e incentivar doações regulares
Na manhã desta quinta-feira (13), 25 bombeiros do 4° Batalhão de Bombeiros Militar (4° BBM) participaram do primeiro mutirão de doação de sangue de 2025 no Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC) em Criciúma. A ação integra um cronograma bimestral chamado “Dia D”, criado para incentivar a doação regular e garantir a manutenção dos estoques de sangue na região.
Atuando em 25 municípios das regiões da AMREC e AMESC, o 4° BBM já tem a prática de doação coletiva como parte de suas ações sociais. Neste ano, a iniciativa foi reforçada com a definição de datas fixas para ampliar a adesão do efetivo e conscientizar a população.
A escolha do período pós-Carnaval para o mutirão se deve à queda no número de doadores nesse período. O comandante do 4° BBM, tenente-coronel Henrique Piovezam da Silveira, ressaltou a importância da iniciativa. “Muitas pessoas querem doar, mas precisam de um incentivo. O mutirão não só fortalece os estoques do HEMOSC, como também reforça a conscientização sobre esse gesto de solidariedade que pode salvar vidas”, afirmou.
A ação reforça o compromisso dos bombeiros com a comunidade, incentivando a doação de sangue como um hábito essencial para salvar vidas.