Candidatos interessados em ingressar no Serviço Militar Estadual Temporário (SEMET) têm apenas até esta segunda-feira, 19, para garantir a participação no processo seletivo do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). A seleção, que marca um momento histórico para a corporação prestes a completar 100 anos, oferece 630 vagas com remuneração inicial superior a R$ 8 mil, além de auxílio-alimentação.
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, através do site da banca organizadora, o www.idecan.org.br. Esta iniciativa visa reforçar o efetivo e a capacidade de resposta no atendimento à população catarinense.
Distribuição das vagas pelo estado
As oportunidades não estão concentradas apenas na capital, abrangendo batalhões estratégicos em todas as regiões de Santa Catarina. Conforme divulgado pelo CBMSC, as vagas contemplam as cidades de Curitibanos, Blumenau, Lages, Chapecó, Itajaí, Canoinhas, Joaçaba, São Miguel do Oeste, Balneário Camboriú, Xanxerê, Rio do Sul e Jaraguá do Sul.
Os aprovados no processo ingressarão no Curso Básico de Formação (CBF) na graduação de Aluno-Soldado Temporário, atuando diretamente nas operações da corporação.
Requisitos e etapas da seleção
Para concorrer a uma das vagas, o candidato deve cumprir exigências específicas: ter 18 anos ou mais, não ter completado 40 anos até a data de hoje (limite da inscrição) e possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
O processo seletivo será composto por diversas fases eliminatórias e classificatórias. A primeira etapa, a prova objetiva, está agendada para o dia 1º de março. Na sequência, os candidatos passarão por avaliação de títulos, Teste de Aptidão Física (TAF), exames de saúde e investigação social.












