Olá, pessoal.
Se as pessoas não são todas iguais, a forma de cada um organizar-se financeiramente também não precisa ser. Há, por exemplo, quem defenda o uso das planilhas financeiras, há também quem opte pela praticidade de aplicativos digitais e há ainda quem prefira administrar o dinheiro vivo.
Aliás, para quem não faz um bom acompanhamento de cupons fiscais, extratos e faturas, ter o dinheiro em mãos, gastando-o nota por nota, pode ter efeitos práticos na economia mensal. Em épocas de intensa restrição financeira, essa também pode ser uma boa estratégia, para visualizar exatamente o que está sendo gasto.
Mas como fazer para não se perder nas contas? É possível ter uma boa organização e um planejamento eficiente com todo o dinheiro na carteira? Conheça o método dos envelopes e confira:
O método dos envelopes consiste em dividir sua renda em envelopes específicos, destinados a cada uma de suas despesas. Portanto, o primeiro passo é dividir suas despesas por categorias. Por exemplo:
• Moradia: aluguel, condomínio, água, luz, IPTU, seguro, gás, telefone, Internet e manutenção do imóvel;
• Saúde: plano de saúde, medicamentos;
• Alimentação: compras de alimentação e produtos de limpeza;
• Bares e restaurantes: compras em restaurantes, lanchonetes e bares;
• Educação: mensalidades escolares, livros, uniformes e transporte escolar;
Transporte: seguro, manutenção, IPVA, combustível;
• Lazer: cinema, teatro, passeios, viagens;
• Compras: vestuário, calçados, livros, eletrônicos, maquiagem, presentes, etc.;
• Dívidas: empréstimos, cheque especial, crédito rotativo, etc.
Essa categorização é muito pessoal. Talvez você não tenha dívidas, por exemplo, mas possua algum outro tipo de despesa mensal, como os gastos com um bichinho de estimação (ração, vacinas, pet shop, etc.). Avalie seus gastos e faça sua própria categorização de despesas.
IMPORTANTE: Além de um envelope para cada categoria de despesa que você criar, você poderá criar mais dois envelopes extras: um para sua reserva de emergência e outro para seus investimentos.
Pode ser que no primeiro mês você não use esses dois envelopes. Mas a ideia é ir começando a se organizar para ter um melhor planejamento de suas contas e, posteriormente, conseguir fazer uso desses dois envelopes para ter maior tranquilidade financeira.
Bufunfa Boa | Gean Duarte | MÉTODO DOS ENVELOPES PARA ORGANIZAR SUAS FINANÇAS

