A Campanha #VacinaSombrio, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde do município, tem dado informações claras à população sobre a vacinação de seus idosos e dos profissionais de saúde dos grupos prioritários, especialmente com a publicação de artes com boletim e agenda de vacinação separadas por idade.
No material publicado nas redes sociais da Prefeitura de Sombrio, está claro também a orientação para que evitem procurar os postos de saúde, pois o agendamento é realizado pelas enfermeiras ou pelos agentes de saúde, que conversam com moradores de sua área, para verificar a vontade pessoal de ser vacinado e alertam quando chega a sua vez de ser imunizado.
Além disso, semanalmente, um relatório mais detalhado, inclusive com nomes dos vacinados, suas idades e profissões também é enviado ao Ministério público, que confere o cumprimento das normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde.
O boletim com as doses aplicadas, primeira e segunda etapa, começou a ser publicado esta semana, assim como a agenda, que tem sido feita com variação de localidades, para organização e evitar discriminação de comunidades.
“Estamos organizados, seguindo rigorosamente o que mandam os critérios que recebemos e aplicando dose por dose, imunizando os sombrienses para em breve, se Deus quiser, estarmos finalmente livres deste vírus que atrapalha todo o sistema de saúde e econômico”, comenta o secretário de saúde, Rafael da Silva Santos.
A diferença entre o número de vacinados com primeira dose e segunda dose é devido a diferença de tempo de intervalo entre as aplicações, de uma para outra marca. A Coronavac, por exemplo, do Butantan, tem intervalo de 30 dias, enquanto a Astrazeneca, de Oxford, chega a 3 meses de diferença.