O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Sombrio é uma unidade especializada em saúde mental para tratamento e reinserção social de pessoas com transtornos mentais graves e persistentes. O centro oferece um atendimento interdisciplinar, composto por uma equipe multiprofissional que reúne médico, assistente social, psicólogos, psiquiatras, entre outros especialistas. Na unidade de Sombrio a equipe é composta por 12 integrantes. É importante destacar que pessoas com transtornos mentais possuem direitos, conforme o estabelecido pelo Ministério da Saúde, e estes devem ser observados pela sociedade. O CAPS tem sido um grande auxilio na vida de muitas pessoas. Os pacientes com problemas psiquiátricos, em alguns momentos, estão sujeitos a crises e o CAPS é o lugar indicado para seu acolhimento, um “refúgio” para muitos, pois o vínculo que o paciente estabelece com a equipe é muito importante neste momento.
No posto de saúde local é realizado a primeira avaliação, o CAPS também recebe pacientes encaminhados do conselho tutelar, judiciário, de escolas municipais e estaduais atendendo pacientes com uma faixa etária bastante ampla.
Com apenas 2 anos que foi implantado no município a Coordenadora Leonete Pereira Souza se sente realizada com o trabalho e os resultados que o CAPS vem conquistando, através das Campanhas como “Setembro Amarelo”, e o “Janeiro Branco”, além de visitas as escolas municipais e estaduais, o CAPS também participou do “Sábado Mais” no centro de Sombrio com distribuição de material e orientações a população.
Os pacientes do CAPS são divididos após a avaliação da equipe em: Pacientes intensivo e Pacientes Semi-intensivo, podendo ter o atendimento durante todo o dia chegando no período da manhã e retornando ao final da tarde. A unidade disponibiliza de oficinas de artesanato, música, hortas, atividades de educação física, no qual durante a entrevista nossa equipe pode presenciar, como as lindas obras de arte que os beneficiados pelo CAPS tem produzido nas oficinas. O atendimento é totalmente gratuito, não tem custo algum, e os pacientes que passam o dia todo na unidade recebem 3 refeições diárias.
De acordo com a coordenadora, os casos mais atendidos são os de transtornos depressivos e ansiedade. Leonete relata o quão importante são estes atendimentos. “Muitos pacientes chegam ao CAPS para serem ouvidos, muitas vezes no âmbito familiar existe um pré julgamento e lembra o lema da campanha setembro amarelo: “Falar é a melhor solução e ouvir é a melhor atitude”, em virtude disso em muitos casos o acompanhamento também se dá com a família, o apoio dela faz total diferença”.
Como coordenadora, trabalhando há 25 anos nesta área de Saúde mental Leonete Pereira afirma: “Me alegro muito em termos a Unidade do CAPS em Sombrio e pelos profissionais que ela tem à disposição, “É uma equipe incrível, sem eles nada poderia ser feito”. Deixo um convite a todos que precisarem de um atendimento no CAPS, “Não importa o momento que você esteja passando, estamos de portas abertas para lhe ajudar e lhe receber!” O CAPS fica localizado na Rua Santo Antônio 859 no centro de Sombrio e atende das 08h às 17h. Contato telefônico (48) 3533-5287.