O Rio Grande do Sul registrou o Carnaval menos violento dos últimos anos, com queda de 9,1% nos crimes violentos letais intencionais (CVLI) em 2026. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, foram contabilizadas 20 ocorrências entre sexta-feira (13/2) e as 19h de terça-feira (17/2). Ao todo, houve 18 homicídios, um feminicídio e um latrocínio. No mesmo período do ano passado, haviam sido registradas 22 mortes.
Na comparação com o Carnaval de 2024, a redução é ainda mais significativa: 52,4%. Naquele ano, entre a sexta e a terça-feira de folia, ocorreram 42 mortes, sendo 34 homicídios dolosos e três feminicídios.
Reforço das forças de segurança
A diminuição nos índices é atribuída ao planejamento antecipado das forças de segurança. No início de fevereiro, a Polícia Civil, por meio do Departamento Estadual de Proteção a Grupos Vulneráveis (DPGV), deu início à operação Carnaval Seguro, voltada à prevenção e repressão da violência doméstica e contra a mulher.
Durante o mês, as Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (DEAMs) ampliaram diligências, prisões e ações integradas com a rede de proteção, além de reforçar orientações e acolhimento às vítimas. A operação segue até esta quarta-feira (18), último dia das festividades.
A Brigada Militar também intensificou o policiamento ostensivo em todo o Estado, com reforço do efetivo e ampliação do patrulhamento a pé, priorizando a proteção de foliões e grupos vulneráveis. O planejamento incluiu atuação conjunta com organizadores de eventos para prevenir ocorrências recorrentes nesta época do ano.
Telefones de emergência
Polícia Civil (emergência): 197
Disque-denúncia SSP: 181
Polícia Civil (WhatsApp/Telegram): (51) 98444-0606
Delegacia Online: www.delegaciaonline.rs.gov.br
Denúncia digital: www.ssp.rs.gov.br/denuncia-digital
Brigada Militar: 190
Corpo de Bombeiros: 193
Comando Rodoviário da Brigada Militar: 198
Denarc (denúncia de tráfico): 0800 0518 518
Defesa Civil Estadual: 199













