A Intercel (Intersindical dos Eletricitários de Santa Catarina) anunciou que os trabalhadores da Celesc entrarão em greve a partir desta segunda-feira (22), às 6h da manhã. A decisão foi tomada após a falta de avanço nas negociações do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2025/2026. A categoria se concentrará nos portões das unidades da empresa em todo o estado.
Em nota oficial, a Intercel informou que as negociações, iniciadas em 28 de agosto, foram marcadas pela “intransigência” da diretoria da Celesc. Segundo o sindicato, a empresa não ofereceu uma proposta que garantisse a reposição da inflação, resultando em perdas para os trabalhadores.
A greve, que é um instrumento legal dos trabalhadores, tem como objetivo principal a defesa dos direitos e a busca por um ACT justo. “Pedimos a compreensão e apoio da sociedade. Nosso compromisso é com um serviço público de qualidade, mas também com a dignidade e o respeito a quem o realiza todos os dias”, afirma a nota.
A Intercel também ressaltou que os serviços de urgência e emergência serão mantidos durante a paralisação. A categoria se mantém aberta ao diálogo e disposta a retomar as negociações, desde que a empresa apresente propostas “compatíveis com as demandas da categoria”.
O comunicado finaliza com o slogan “CELESC PÚBLICA, BOM PARA TODO MUNDO!”, reforçando a defesa de uma empresa estatal forte e que valorize seus funcionários.