A Celesc se manifestou sobre a greve dos eletricitários, que teve início nesta segunda-feira (22), lamentando a decisão do sindicato. Em nota oficial, a companhia afirma ter apresentado, na última sexta-feira (19), uma nova proposta para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2025/2026, com o que chama de “avanços significativos”.
Segundo a empresa, a proposta mais recente inclui o reajuste salarial pelo índice de inflação e a atualização dos demais auxílios pelo mesmo percentual, garantindo assim a reposição integral da inflação em todos os direitos do ACT. Além disso, o pacote contempla melhorias como a ampliação dos valores do vale-alimentação e a concessão de um vale extra no início de 2026.
A Celesc reforçou ainda que a nova proposta também mantém compromissos com a estabilidade do quadro de pessoal e a preservação de programas de saúde e bem-estar para os empregados. A empresa defende a necessidade de equilibrar a oferta de benefícios com investimentos para o desenvolvimento do sistema elétrico catarinense, visando assegurar a qualidade e sustentabilidade dos serviços.
Impacto nos serviços
A companhia reconhece que a greve afeta alguns serviços, em especial o atendimento ao público. No entanto, a Celesc garante que os serviços de urgência e emergência estão sendo mantidos. A nota também ressalta que os eletricitários estão focados no restabelecimento do sistema elétrico após as fortes chuvas que atingiram o estado no final de semana.
Para minimizar os impactos da paralisação no atendimento, a Celesc orienta a população a utilizar seus canais digitais, como o Aplicativo Celesc (disponível para iOS e Android), o WhatsApp (48) 99860-0067, o site da empresa (www.celesc.com.br) ou o telefone 0800 048 0120. A empresa também informa que os totens de autoatendimento, localizados em diversos pontos das cidades, continuam operando e oferecem serviços como a emissão de segunda via e o pagamento de faturas.