Defesa Civil alerta para novos alagamentos
A forte chuva que atinge o Rio Grande do Sul desde o início da semana forçou prefeituras de ao menos oito cidades a suspenderem as aulas nesta quinta-feira (29). A medida preventiva foi tomada diante dos riscos de alagamentos, quedas de barreiras e instabilidade climática, conforme a Defesa Civil.
Entre os municípios que adotaram a suspensão estão: Agudo, Santa Maria, São Sepé, São Pedro do Sul, Dilermando de Aguiar, Cidreira, Balneário Pinhal e Palmares do Sul. A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) também paralisou as atividades presenciais no Campus Litoral Norte, em Tramandaí e Imbé.
Segundo a Climatempo Meteorologia, a atuação de um ciclone extratropical sobre o oceano mantém as instabilidades no estado. Os volumes de chuva variam de 20 a 100 milímetros por dia, com rajadas de vento que podem atingir 100 km/h no Litoral.
Estragos pelo Estado
Na Fronteira Oeste, o transbordamento do Rio Ibirapuitã, em Alegrete, desalojou 105 famílias, totalizando 432 pessoas fora de casa. Pelo menos 154 delas estão em abrigos municipais. O rio chegou a mais de 11 metros de altura, um metro acima da cota de inundação.
Em Quaraí, o Rio Quaraí também transbordou, afetando três bairros e deixando 13 pessoas desalojadas.
Já na Região Central, Agudo voltou a sofrer com as cheias. A única ponte de acesso à comunidade de Nova Boêmia, recentemente reconstruída, foi novamente destruída. Arroios como o Curupá e o Corumbá causaram inundações que isolaram cerca de 200 pessoas e comprometeram acessos e serviços essenciais como postos de saúde e escolas.
Outro ponto crítico é a ponte do Passo do Umbu, sobre o Rio Ibicuí, que sofreu colapso parcial.
Previsão do Tempo
Nesta quinta, a previsão indica chuvas moderadas a fortes ao longo do dia, com tendência de redução gradual da instabilidade até a noite. Em Porto Alegre, a temperatura máxima prevista é de 13°C.
A partir de sexta-feira (30), o tempo volta a estabilizar, mas uma massa de ar polar deve provocar queda brusca de temperatura, com mínimas entre -2°C e 9°C e máximas de até 15°C.
A Defesa Civil reforça o alerta para que a população evite deslocamentos desnecessários e mantenha distância de áreas alagadas ou com risco de deslizamentos.