A orientação é válida até a sexta-feira, (02)
A Secretaria de Estado da Educação enviou um documento aos gestores escolares nesta segunda-feira (28), indicando que as aulas sejam realizadas na modalidade remota nesta semana nas regiões do Oeste e do Planalto de Santa Catarina. O documento tem como base as previsões meteorológicas de frio intenso e temperaturas negativas, considerando as informações emitidas pela Defesa Civil e Epagri/Ciram.
A orientação é válida às escolas que integram as Coordenadorias Regionais de Educação das cidades abaixo:
- Caçador
- Campos Novos
- Canoinhas
- Chapecó
- Concórdia
- Curitibanos
- Dionísio Cerqueira
- Itapiranga
- Joaçaba
- Joaçaba
- Lages
- Mafra
- Maravilha
- Palmitos
- São Bento do Sul
- São Joaquim
- São Lourenço do Oeste
- São Miguel D’Oeste
- Seara
- Videira
- Xanxerê
A justificativa é que o frio intenso dificulta o cumprimento de algumas medidas previstas no Plano de Contingência para a Educação que estabelece os regramentos sanitários para as aulas presenciais durante a pandemia. A normativa inclui, por exemplo, manter espaços escolares ventilados, com portas e janelas abertas.
Logo, a indicação preventiva busca evitar o contágio de Covid-19 e outras doenças que afetam o sistema respiratório, em virtude da dificuldade em manter os protocolos sanitários. A orientação é válida até a sexta-feira (02), de forma que as aulas presenciais nessas regiões devem retornar no dia 5 de julho.