O Centro de Informações Estratégicas para a Gestão do SUS (Cieges) de Santa Catarina foi destaque no Seminário de Ciência de Dados e Inteligência Artificial, realizado em Brasília entre 30 de setembro e 1º de outubro. O reconhecimento veio com a apresentação do trabalho da coordenadora do setor, Ana Cristina Pinheiro do Prado, que utilizou Machine Learning (MML) e Business Intelligence (BI) para investigar surtos de doenças diarreicas agudas (DDA) no estado.
O projeto de pós-graduação apresentou uma metodologia inovadora para enfrentar desafios da área da saúde. As soluções propostas permitem ao Cieges identificar padrões, prever cenários de risco e transformar grandes volumes de dados em informações estratégicas, apoiando decisões em saúde pública.
A coordenadora do Cieges, Ana Cristina Pinheiro do Prado, celebrou o reconhecimento, destacando o esforço coletivo. “É com imensa satisfação que recebemos o reconhecimento de nosso trabalho, o qual foi destaque não somente pela inovação, mas por reunir o uso de ferramentas estatísticas e sua aplicação para a detecção e mitigação de problemas reais, representando e traduzindo a importância do trabalho realizado em nosso centro de inteligência, sendo mérito de toda a equipe do Cieges”, destacou.
A utilização dessas metodologias fortalece a gestão orientada por dados, ampliando a capacidade do Estado de implementar políticas mais efetivas de prevenção e redução de riscos. O estudo foi desenvolvido em parceria com a equipe do Cieges/SC e fez parte de uma especialização promovida pela Anvisa em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, por meio do PROADI SUS. Santa Catarina foi o único estado da Região Sul representado na turma.












