Uma pesquisa realizada pela Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego) aponta que cerca de dois milhões de brasileiros sofrem atualmente com problemas que os impedem de dirigir.
A fobia é causada por diversos fatores que envolvem desde o estresse e desgaste físico e mental, até traumas a bordo dos veículos. O estudo, no entanto, é otimista e afirma que estes medos podem ser revertidos.
Em Sombrio, a autoescola Pódio realiza um trabalho muito especial com os alunos que tem “medo de dirigir” ou que sofrem com alguns traumas da direção. Jucineia Silveira, trabalha com couth, psicologia positiva e terapia na autoescola prestando atendimento à pessoas que desejam ganhar confiança para encarar o trânsito sozinhas. No caso de quem ainda não possui a carteira de motorista ou já é habilitado e sofre algum trauma são oferecidas sessões de couth e terapias paralelas as aulas de volante gerando ótimos resultados e grandes transformações na vida de muitas pessoas.
Em entrevista exclusiva ao Jornal Amorim Jucineia falou da importância da psicologia positiva: “Assim como os pensamentos negativos podem ser aprendidos, os pensamentos positivos e otimistas também podem, por isso devemos trocar as palavras negativas: ‘eu não posso’, ‘eu não consigo’, por ‘eu posso’, ‘eu vou conseguir’, ‘vai dar certo’. É necessário sempre falarmos de forma positiva e com isto atrairmos a positividade”.
Segundo a especialista “As pessoas que praticam a psicologia positiva cultivam relações sociais, sentem expressão de gratidão, são otimistas quanto ao futuro. Não ficam se comparando com os outros, desenvolvem o equilíbrio e forças para enfrentar adversidades e superar dificuldades”.
O acompanhamento dentro da autoescola é feito inicialmente com um atendimento verbal para que estes motoristas consigam identificar qual é o motivo daquele medo e nervosismo. “O couth é uma ferramenta para motivar a pessoa a alcançar resultados, porém muitas vezes a pessoa tem um bloqueio que vem da infância, neste caso na Pódio trabalhamos com a terapia e o acompanhamento psicológico para auxiliar essas pessoas a perderem os seus medos e alcançarem o tão sonhado objetivo de dirigir”. A pessoa pode sair da autoescola não só com a carteira de motorista na mão, mais com uma serie de aprendizados para a vida”.