Foram três dias de integração, 225 partidas, 17 modalidades, mais de 400 atletas inscritos e inúmeras histórias para contar. Esses são alguns dos parâmetros da 27ª edição da Confraternização dos Funcionários e Professores das Fundações Educacionais do Sistema Acafe (Cofafe), realizada de 30 de maio a 1o de junho, em Criciúma, na Unesc. O que não é possível medir em números, no entanto, é o reflexo positivo do encontro entre as instituições e os colaboradores participantes.
De quinta-feira (30/05) a sábado (1º/06), o encontro reuniu visitantes das Instituições Comunitárias de Santa Catarina: Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb), Centro Universitário de Brusque (Unifebe), Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) e Universidade da Região de Joinville (Univille).
As delegações treinaram, cuidaram dos uniformes e dos adereços de torcida para fazer bonito na edição que marcou o retorno da Confraternização, que há seis anos não era realizada.
Ao conversar com competidores, familiares e torcedores, a avaliação parece ser unânime: todos saíram ganhando. Para a reitora da Unesc e presidente da Acafe, Luciane Bisognin Ceretta, o principal prêmio foi ver a integração, o espírito esportivo, os reencontros e as novas amizades feitas.
“É uma imensa alegria retomar a Cofafe na nossa Unesc após seis anos de pausa. Para recebermos a todos com excelência, foram semanas de preparação e cuidado nos detalhes, pois acreditamos que cada um dos colaboradores das nossas IES faz parte da construção de um Sistema que é referência no país. Quanto mais olho para o cenário desafiador, mais tenho certeza da importância de momentos como esse”, destacou, agradecendo a presença de todos que dedicaram os dias de feriado para estar em Criciúma celebrando a união.
Na noite deste sábado (1/06), um jantar festivo finalizou a programação que teve como foco principal a integração entre as próprias delegações e entre os colaboradores das co-irmãs. Na oportunidade, o vice-presidente da Comissão Organizadora e presidente da Associação de Professores e Funcionários da Unesc (Aprofucri), Edson Luiz da Silva, foi o responsável por, em nome de toda a equipe, agradecer a todos que aceitaram o convite e estiveram na Unesc para a Cofafe.
“Não podemos deixar de agradecer ainda a nossa reitoria, em especial nossa reitora, por ter aceito esse desafio de retomar o evento e, em grande estilo, reunir novamente os ‘cofafianos’ para vivenciarem momentos inesquecíveis conosco. Como colaborador que participa desde a primeira edição e não pretende deixar de participar nas próximas, posso garantir a vocês que ‘uma vez cofafiano, sempre cofafiano’. Que esse sentimento de união perdure por muitos e muitos anos”, pontuou, orgulhoso.
Outro momento que empolgou o público presente foi da reitora da Unifebe, Rosemarri Glatz, que anunciou que a instituição assumirá a organização da Cofafe 2026, em Brusque.
Premiações esportivas
Além de apresentações culturais e momento de protagonismo de todas as Instituições participantes, a noite deste sábado foi também de entrega oficial das premiações das 17 modalidades.
Afora as memórias e os vínculos criados, os resultados nas quadras e salas de competição também foram comemorados.As três instituições mais bem pontuadas receberam os troféus de primeiro, segundo e terceiro lugar, sendo que a grande vencedora foi a instituição anfitriã, a Unesc.
O segundo e o terceiro lugar ficaram com a Univali e a Unifebe.