O Colégio Unesc realizou, na última terça-feira (9/12), uma cerimônia simbólica para marcar a transição dos alunos do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental. O evento reuniu as duas turmas em fase de mudança, além das famílias e professores no pátio da Instituição. A celebração do encerramento do ciclo das séries iniciais contou com uma surpresa: a formação de um túnel decorado com balões, confetes e cartazes, no qual os próprios colegas do 1º ao 4º ano fizeram a recepção. A atividade destacou a mudança de etapa pedagógica e de turno que os alunos terão em 2026.
A ação foi organizada para marcar de forma positiva e acolhedora a passagem dos alunos para um novo segmento educacional. Enquanto percorriam o túnel montado na rampa de acesso do colégio, os formandos foram aplaudidos e incentivados pelos alunos mais novos e pelo corpo docente. O momento simbolizou não apenas uma conclusão, mas também o fortalecimento dos vínculos e da identidade coletiva da comunidade escolar.
“Foi um momento de muita emoção para as famílias e para nossos alunos, que vivenciaram esse ciclo do primeiro ao quinto ano”, afirma a coordenadora pedagógica de ensino fundamental – anos iniciais, Patrícia Stranger Cardoso. A educadora destacou que o ritual foi pensado para dar visibilidade e significado a uma transição que, embora comum, é fundamental no percurso escolar e no desenvolvimento das crianças.
Os estudantes compartilharam do entusiasmo e da surpresa do momento. “Eu não esperava nem um pouco. Foi uma grande surpresa. Foi incrível passar naquele túnel com meus colegas. Amei os balões agitando tudo”, afirma Enzo, aluno do 5º ano. A emoção também se estendeu às famílias que acompanharam a cerimônia, marcando o encerramento de uma fase importante na vida escolar dos filhos.
“Achei muito legal a iniciativa do colégio em fazer isso para eles. É um momento para ficar guardado na memória, tanto na deles quanto na nossa. Para nós, mães, é muito emocionante vê-los alçar outros voos. Foi realmente muito bonito, tudo perfeito”, afirma Juliana Dagostin Daminelli, mãe do aluno Enzo. A participação das famílias foi ativa, contribuindo para a atmosfera de celebração e acolhimento.
O gesto coletivo e planejado valorizou os 49 estudantes do 5º ano e os preparou, de forma emocional e simbólica, para os desafios e aprendizagens do Ensino Fundamental 2. A atividade encerrou o ano letivo de 2025 com uma celebração comunitária do aprendizado e do crescimento dos alunos.












