O Colégio Unesc formou, na manhã desta quarta-feira (3), mais uma turma do programa Defesa Civil na Escola, iniciativa que integra estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais em ações de preparação, prevenção e gestão de riscos. A solenidade, realizada na própria instituição, certificou os alunos do 6º ano e marcou a posse dos novos integrantes do Núcleo Escolar de Proteção e Defesa Civil (Nepdec).
Com o objetivo de fortalecer a resiliência das comunidades diante de eventos adversos, o programa da Defesa Civil de Santa Catarina envolve atividades multidisciplinares que estimulam reflexão, criatividade e responsabilidade social. Os estudantes participaram de conteúdos que abordam desde noções de cidadania e meio ambiente até estratégias de mitigação e resposta a desastres.
A professora responsável pela iniciativa no Colégio Unesc, Daiane Paes, destacou o impacto transformador do aprendizado.
“Quando o conhecimento faz sentido, ele se transforma em atitudes capazes de salvar vidas. A Defesa Civil não é apenas um conjunto de normas, mas um exercício coletivo de responsabilidade. Foram plantadas sementes de consciência, autonomia e solidariedade. Eles se tornam multiplicadores desse conhecimento”, afirmou.
Durante a cerimônia, os formandos receberam certificados pela conclusão do curso e foram apresentados os estudantes que passam a compor o Nepdec, grupo que atuará como agente multiplicador dentro da comunidade escolar.
O subtenente da Defesa Civil, Carlos César da Silva, reforçou a importância de pensar e agir com responsabilidade em situações de risco.
“Há um valor muito forte na Defesa Civil que diz: a Defesa Civil somos todos nós. A mudança de cultura começa na escola. O conhecimento muda comportamentos e salva vidas”, ressaltou.
Há mais de uma década, o programa Defesa Civil na Escola desenvolve ações voltadas à redução da vulnerabilidade de pessoas e ambientes, promovendo educação para prevenção, mitigação e preparação frente a desastres. A proposta segue como um dos pilares de formação cidadã e segurança nas escolas catarinenses.
Com informações: Agecom/Unesc












