O projeto teve estreia no ano de 2015 e teve total apoio da Cooperativa e que agora volta com uma nova turnê com 90 apresentações
Grupo de Teatro Revirado, através Programa de Incentivo à Cultura de Santa Catarina (PIC) apresenta o Maior projeto de Circulação teatral do sul de Santa Catarina. O Espetáculo “Arroz e feijão em: Colapso no Sistema”.
A Cooperja é uma das empresas incentivadoras do projeto que irá circular em 45 cidades do Sul. O projeto teve estreia no ano de 2015 e teve total apoio da Cooperativa e que agora volta com uma nova turnê com 90 apresentações e distribuição de uma revista de história em quadrinhos “Arroz e Feijão em: colapso no sistema”, nas cidades da Amesc, Amrec e Amurel de forma gratuita.
Segundo o Diretor Reveraldo Joaquim o argumento inicial dessa peça teatral é o “Universo dentro de mim” onde, de uma forma muito divertida, trata o tema Alimentação Saudável: “O conceito de produção artística da cena tem inspiração visual dos gibis de histórias em quadrinho (HQ), passando a Pop Arte e filme Noir”, pontua.
“Optamos por esta linguagem por achar atrativo para crianças, adolescentes e jovens, para a rua e espaços alternativos”, explica Adriano Medeiros, um dos atores da peça.
As apresentações acontecerão em duas temporadas, a primeira vai até o dia 14 de dezembro, e a segunda começa no início do ano letivo, em fevereiro de 2024. Para este ano serão 18 cidades que receberão o projeto todas as quartas e quintas feiras em dois períodos, matutino e vespertino gratuito para todos os públicos e idades. Como forma de acessibilidade as apresentações terão tradução de Libras em todas a sessões. Além das apresentações serem gratuitas, o projeto também prevê a distribuição de 10 mil Gibi/livro da história Arroz e Feijão em: Colapso no Sistema. A estreia acontece dia 30 de outubro, em Jacinto Machado, na rua Coberta às 9h30 e 14h.
O Programa de incentivo à Cultura do estado de Santa Catarina, o PIC, oferece oportunidade aos grupos artísticos de desenvolverem seus trabalhos, beneficiando diretamente o público que recebe arte do teatro de forma gratuita. O projeto está sendo possível graças à Coorperja, Celesc e Farben, que através da dedução do ICMS, formam esta parceria, proporcionando acesso à arte em 45 cidades das regiões da Amrec, Amesc e Amurel.
Para o presidente da Cooperja Vanir Zanatta, o grande objetivo desse projeto, além de demonstrar o interesse pela comunidade, é ensinar as crianças de forma divertida, que o corpo humano precisa de equilíbrio, seja nas brincadeiras, seja nos estudos, seja na alimentação. “E o prato mais conhecido por nós brasileiros, é o arroz com feijão, por isso a peça teatral envolve esses dois produtos, que além de saborosos, de fácil digestão, são essenciais para o bom funcionamento de nosso sistema digestivo. Gostaria de agradecer ao Teatro Revirado, por acreditar no projeto e agora estar repetindo em nossa região essa obra de arte, que muito encanta, pais, professores e alunos”, destaca Zanatta.
Sobre a peça
A história conta com os detetives arroz e feijão que tem uma nova missão. Eles devem desvendar quem esta por trás dos misteriosos crimes que estão ocorrendo dentro do corpo humano. Quem está causando um colapso no sistema? Para isso não medem esforços! Buscam pistas no galpão da Saliva, no beco do pirulito e se arriscam até no perigoso pântano gorduroso.
Com muita música, teatro de bonecos e ação, quatro atores levam o público a uma viagem pelo universo dentro do corpo humano. Com as metáforas dessa peça é enaltecido a importância do arroz e do feijão para uma alimentação saudável através da educação nutricional.
O espetáculo conta com o texto de Luan Marques Joaquim e Adriano Medeiros, este último também atua no papel do Arroz ao Lado de Fabio Murillo Justino que faz o papel do Feijão. Foram convidados para fazer parte deste elenco Priscila Schaucoski e Bruno Andrade, integrantes do Grupo Cirandela de Teatro, estes também compuseram toda a trilha sonora e sonoplastia do espetáculo.
Assessoria : Aline Somariva