O clima seco e as temperaturas elevadas do verão têm impulsionado a colheita de arroz em Santa Catarina, que já está adiantada em todo o estado. No Sul, cerca de 60% da área plantada já foi colhida, enquanto no Norte, onde a produção começa mais cedo, praticamente toda a primeira safra já foi finalizada. Além do ritmo acelerado, a qualidade dos grãos e a produtividade por hectare estão sendo avaliadas de forma positiva pelo setor.
Segundo o presidente do Sindicato das Indústrias do Arroz de Santa Catarina (SindArroz-SC), Walmir Rampinelli, o clima tem sido um fator determinante para o bom desempenho da safra 2024/2025. “Santa Catarina é recordista nacional em produtividade, e este ano não está sendo diferente. Nossos agricultores são extremamente dedicados e cuidadosos, especialmente por termos áreas menores de cultivo. O resultado disso é um grão de alta qualidade, que beneficia tanto produtores quanto indústrias e consumidores”, destaca.
Expectativa de safra cheia
Em Forquilhinha, o produtor Marcos Rocha Macedo, que cultiva arroz há quase 30 anos, espera um recorde de produção em sua propriedade de 30 hectares: aproximadamente seis mil sacos, o que equivale a 200 sacas por hectare. “O arroz gosta de água no pé e sol na cabeça. Quando temos essa combinação, a lavoura se desenvolve muito bem. No ano passado, enfrentamos um excesso de chuvas, mas este ano o clima favoreceu um manejo mais eficiente, resultando em uma produção muito positiva”, explica.
O engenheiro agrônomo Douglas George de Oliveira, coordenador estadual do programa Grãos da Epagri, destaca que a variedade SCSBRS126 Dueto tem se sobressaído em produtividade, com uma estimativa estadual de 8,7 mil quilos por hectare. “Esse cultivar tem mostrado um desempenho superior a outras variedades, contribuindo para uma safra cheia em Santa Catarina”, conclui.