Começou a vacinação da H1N1

De acordo com o Ministério da Saúde, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe), começou ontem, dia 23 de março e seguirá até o dia 22 de maio, sendo 09 de maio, sábado, o dia “D” de imunização.

A antecipação desta campanha que anteriormente ocorria em abril, será devido a pandemia de Coronavírus (COVID-19) em território nacional, uma vez que essa medida poderá auxiliar os profissionais de saúde a descartar Influenza na investigação de casos para o Coronavírus. Ressalta-se que a população alvo da campanha coincide, em parte, com a população de maior risco de complicações pela COVID-19. Como em anos anteriores, a campanha será dividida por grupos prioritários. Segundo o Ministério, a meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos. Neste ano ocorrerá a inclusão de mais um grupo na campanha, os adultos com idade entre 55 e 59 anos. Até 2019, a vacina só estava disponível para os adultos com 60 anos ou mais.
Sendo assim, leia com atenção as informações abaixo.

Em Balneário Gaivota

A Secretaria Municipal de Saúde de Balneário Gaivota comunica que iniciou a campanha de vacinação contra a Gripe H1N1, nesta segunda-feira (23), conforme determinação do Ministério da Saúde.

A campanha foi organizada, porém o Ministério da Saúde, através da Vigilância da Saúde do Estado de Santa Catarina, enviou apenas cerca de 38% das doses necessárias para o primeiro grupo prioritário.

Desta forma, as vacinas em Balneário Gaivota acabaram ainda na manhã do primeiro dia de vacinação (23). Em comunicado em sua página no Facebook, o município lamenta o ocorrido. “Estamos em contato permanente com a Vigilância estadual e com o Ministério da Saúde na expectativa de novo reenvio de vacinas. Assim que forem recebidas reiniciaremos a campanha e comunicamos a população”, diz o comunicado.

Em Balneário Arroio do Silva

O primeiro dia de vacinação contra a gripe A (H1N1) para idosos acima de 60 anos e trabalhadores de saúde no Balneário Arroio do Silva, superou todas as expectativas da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde. Os trabalhos iniciaram às 7 horas da manhã e tiveram que ser concluídos por volta de 15 horas, devido ao esgotamento das 660 doses fornecidas pela DIVE de SC. “A vacinação foi bem tranquila, não houve aglomero de pessoas, as equipes atuaram com eficiência desde a recepção até a aplicação da vacina e conseguimos atingir um percentual acima de 30% da população acima de 60 anos e de trabalhadores da saúde. Nova remessa de vacinas já foi solicitada e deve chegar até dia 26 de março”, frisa a responsável pela Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, enfermeira Franciele Ramos. Pelas estatísticas da Secretaria Municipal de saúde, para atingir o total da população de idosos acima de 60 anos ainda precisam ser vacinados em torno de 1000 pessoas.

Em Sombrio

As vacinas estão sendo aplicadas nos postos dos bairros São José, Januária e Parque das Avenidas, a partir das 8h30, com senhas limitadas nesta primeira semana posto: São José e Januária 20 de manhã e 20 a tarde; Parque das Avenidas 30 de manhã e 30 a tarde.