Quem foi ao encontro da Comunidade de Aprendizagem da última quinta-feira (10/10), se surpreendeu com a qualidade da decoração criada pela professora do curso de Letras em Língua Portuguesa, Cibele Beirith Figueiredo Freitas. Ao invés de telas, a docente aproveitou os espaços das lousas de vidro para ilustrar e escrever poesias de diferentes autores. Além disso, ela foi responsável por realizar a “escrevivência”, como é chamada a acolhida dos participantes.
O tema da reunião, denominado de “ Avaliação da trajetória da comunidade de aprendizagem: olhares sobre o Planejamento”, foi proposto e mediado diretora de Ensino Presencial, Gislene Camargo. O objetivo foi realizar uma análise geral, a fim de conferir se as metas pré-estabelecidas com os professores membros do edital estão sendo cumpridas.
Segundo ela, retomar o planejamento da Comunidade de Aprendizagem é essencial, pois demonstra flexibilidade e realinhamento. “Ouvir os professores sobre a trajetória até esse momento permite à Assessoria Pedagógica analisar e refletir sobre o trajeto percorrido e planejar novos caminhos. Os profissionais responderam um questionário sobre as aprendizagens dos encontros e se as temáticas ampliam os fazeres nas práticas docentes. O diálogo rendeu frutos e nos permitiu compreender as expectativas de cada professor e o quanto eles se desenvolvem na docência do ensino superior”, pontua.
Fonte: Agecom Unesc