Na sexta-feira (18), a guarnição da Polícia Militar foi acionada, via Copom para atender uma ocorrência de ameaça, ocorrida na Estrada Geral Cachoeira.
A mulher solicitante conta que estava sendo ameaçada por um homem que estaria fazendo uma barragem no rio sem autorização, e que ela mesma não estaria de acordo. Chegando no local foi conversado com ela, que relatou estar em desacordo com um grupo de agricultores de sua comunidade, que já vem sofrendo ameaças há algum tempo, e na sexta teria vindo auxiliar um conhecido a impedir a construção de uma barreira no curso do rio a fim de desviar água para as plantações de arroz.
Ela registrou em fotos e, segundo relatório, contou aos policiais que um dos homens a ameaçou dizendo que “iria em casa e quando voltasse iria mostrar a mesma o que aconteceria”. À nossa reportagem, ela conta que, com um grupo de moradores removeu as lonas e desmancharam a barreira que havia no local.
Uma petição on-line “visa colher assinaturas de todos os moradores e pessoas que conhecem e não concordam com os possíveis e quase certos crimes ambientais que estão acontecendo em diversas partes do Rio da Cachoeira de Fátima, localizado na comunidade de mesmo nome na cidade de Praia Grande/SC. Em diversas partes do leito do rio estão ocorrendo práticas que se não paralisadas acarretarão em breve na inutilização do rio para qualquer outro fim que não seja o de água para plantação de arroz ou no próprio fim dele, o que prejudicará também os próprios agricultores.
O que ocorre é relatado pelos moradores da comunidade há anos, deixando o rio em estado deplorável. O mau uso do leito do rio está documentado em fotos, depoimentos de moradores e protestos com a insatisfação da situação…”.
No percurso de retorno, a guarnição encontrou um grupo de produtores rurais, os quais reclamaram que a senhora estaria desmanchando uma barragem no rio, que faz com que a água vá para um canal que abastece a produção de plantio de arroz de aproximadamente vinte famílias. Ainda segundo relato, eles foram orientados a procurarem os órgãos ambientais para legalizarem a obra.
Obrigada a toda equipe Cacai Amorim
Vocês são abençoados ❤️