102.9 FM
102.9 FM
DestaquesConsulta a dinheiro "esquecido" em bancos será retomada em 14 de fevereiro

Consulta a dinheiro “esquecido” em bancos será retomada em 14 de fevereiro

Serviço permite que cidadãos e empresas saibam se há valores deixados em bancos e demais entidades do sistema financeiro

O Banco Central informou nesta quinta-feira (27) que as consultas ao SVR (Sistema Valores a Receber) serão retomadas em 14 de fevereiro. O aumento de demanda derrubou o site na última segunda-feira (24), após a divulgação do novo serviço que permite que cidadãos e empresas consultem se têm algum dinheiro “esquecido” a receber em bancos e demais entidades do sistema financeiro.

“A quantidade de acessos ao site foi 20 vezes maior que [a observada em] um dia de alto volume — ou 50 vezes maior que [a verificada em] um dia normal. Essa alta procura ao site para acessar o SVR provocou sua instabilidade, seguida de indisponibilidade, levando o BC a retirar o SVR do ar”, explicou a instituição em nota.

A partir de 14 de fevereiro, o cidadão poderá consultar se tem algum valor a receber. Em caso positivo, será imediatamente informado sobre a data em que poderá solicitar a transferência dos recursos para sua conta. Essas solicitações de transferências poderão ser agendadas a partir de 7 de março, na data informada pelo sistema.

O BC alerta também as pessoas para que não caiam em golpes que utilizam o SVR. O BC avisa que não entra em contato com os cidadãos. Qualquer informação sobre valores a receber só poderá ser obtida a partir de 14 de fevereiro. A solicitação de resgate no SVR será feita por meio de usuário e senha, e os recursos serão transferidos diretamente das instituições financeiras para os cidadãos, que não devem fazer nenhum depósito prévio a pessoas ou instituições.

O que é o Sistema de Informações de Valores a Receber?

O Sistema de Informações de Valores a Receber (SVR), na página do BC na internet,  oferece informações sobre saldo credor de contas encerradas, parcelas de empréstimos e tarifas cobradas indevidamente, além de recursos não procurados após o encerramento de grupos de consórcio e cotas de capital a devolver em cooperativas de crédito, entre outros casos.

Como saber se tenho dinheiro para receber?

Você pode fazer uma primeira consulta no site do BC apenas usando o seu CPF. É o primeiro passo para saber se há ou não recursos a receber. O sistema vai mostrar o que há em seu nome em todos os bancos, não apenas no que você tem em conta atualmente.

Na página do Banco Central, acesse a seção Minha Vida Financeira. Em seguida, clique na subseção Valores a Receber.

Role a página até o final e clique no último item, chamado Consulta ao Relatório Valores a Receber.

Fonte: R7

Relacionados

spot_img
spot_img

Últimas Notícias