Curso iniciou em abril e contou com diversas disciplinas referentes ao agro
Na noite de terça-feira (19), a Cooperativa formou 21 jovens no programa Cooperja do Amanhã Líderes, uma parceria com o Sescoop/SC no Jovens Cooperativistas Catarinenses (JCC).
A felicidade, harmonia e integração entre a turma de jovens era visível. As novas amizades feitas e mudança que cada um está levando consigo ficou evidente.
A solenidade de formatura aconteceu no auditório da Sede Administrativa em Jacinto Machado e contou a presença do vice-presidente da Cooperja Antônio Moacir De Noni, Diretores, integrantes do Conselho administrativo, colaboradores, alunos e seus familiares.
O Programa Jovens Cooperativistas Catarinenses (JCC), idealizado pelo Sescoop/SC, tem foco no apoio as práticas de responsabilidade socioambiental e qualidade de vida e reforça a cultura cooperativista que é pautada em valores como igualdade, solidariedade, honestidade e transparência.
O curso iniciou em abril e contou com diversas disciplinas referentes ao agro, como: educação cooperativista, gestão rural, liderança, estatuto da cooperativa e seus negócios entre outros assuntos que foram abordados com diferentes palestrantes que são referência do assunto.
A noite de formatura contou também com a palestra de Carolini Berlanda que falou sobre “A união e o pertencimento, fortalecendo a família e a propriedade”. Emocionando a todos com suas palavras, sobre a importância da sucessão familiar tranquila com diálogo e entendimento. Ao final ela propôs uma linda homenagem dos alunos aos pais.
Para o vice presidente, foi uma noite especial em que a Cooperja e os alunos deram um importante passo no cooperativismo e formação. “Em nome de toda direção estamos muito felizes em poder concluir um curso que fez a diferença na vida de cada um, que proporcionou crescimento pessoal e profissional que levarão para suas propriedades. Queremos sempre caminhar juntos com todos, ajudando a proporcionando mais momentos assim. E que venham mais jovens, fazer parte conosco”, declara Denoni.
O curso
São 21 jovens ligados a cooperativa que participaram da iniciativa que visa reforçar a cultura cooperativista, que é pautada em valores como igualdade, solidariedade, honestidade e transparência. “Este curso fez a gente enxergar a cooperativa como ela realmente é, e participar do curso abriu nossa mente, pois tivemos a palestra de grandes instrutores. Aprendemos a conviver mais com a nossa família, respeitando a diferença de gerações”, destaca o aluno Filipe Dordete de Freitas.
Segundo Freitas a Cooperja era conhecida por eles somente sendo uma agropecuária. “Depois do curso, aprendemos e conhecemos bem mais a Cooperja e sabemos que ela é muito mais, é uma grande rede de negócios e de ajuda aos associados com grandes profissionais que nos ajudam em nossa propriedade”, fala.
Durante o curso os alunos conheceram todas as unidades da cooperativa e puderem ter aulas com o presidente e diretores, conhecendo como é o dia a dia dos trabalhos.
Segundo a coordenadora social Elisabete Biz dos Santos a intenção do curso é a continuidade dentro da Cooeprja, para que estejam cada vez mais próximo e sejam defensores do cooperativismo e da cooperativa.
A aluno Bruno Borges Justo foi uma experiência que levará para sua vida e para propriedade. “Sou associado e trabalho na propriedade com meu pai, e pretendo seguir em frente com a sucessão familiar. O curso foi muito útil e todo aprendizado é o que quero levar para dentro da minha propriedade e para minha família”, declara Justo.
Após receberem os certificados e uma lembrança em parceria com os Sescoop/SC, os alunos e familiares confraternização a noite no Rodas Pizzaria em Jacinto Machado.
Colaboração: Aline Somariva