Uma ação de resgate mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Araranguá e Sombrio na manhã desta terça-feira (22), no município de Morro Grande, para salvar um cachorro que estava desaparecido há 11 dias em uma área de mata de difícil acesso.
O animal havia caído em uma encosta de aproximadamente 40 metros de altura, localizada na comunidade de Nova Roma. Após receber informações sobre a possível localização do cão, as equipes iniciaram a operação por volta das 8h49min, avançando cerca de 5 quilômetros por trilha em meio à mata até o local indicado.
Utilizando técnicas de salvamento em altura, os bombeiros realizaram a descida por cordas (rapel), mas o animal não foi localizado na primeira tentativa. Uma segunda abordagem foi feita em outro ponto da encosta, quando os socorristas conseguiram visualizar o cão em um patamar. Debilitado, mas ainda com vida, o animal foi resgatado com o uso de um sistema de cordas.
Antes de ser içado, o cachorro foi alimentado e hidratado pela guarnição. Após o resgate, ele foi transportado de volta para a residência do tutor, no próprio município, onde ficou aos cuidados da família.
A operação contou com o apoio da viatura AR–161 e foi conduzida com êxito graças à expertise dos bombeiros em buscas e salvamentos em áreas de risco e altura.