102.9 FM
102.9 FM
SaúdeCovid-19: Doses para vacinação de bebês são distribuídas em Santa Catarina

Covid-19: Doses para vacinação de bebês são distribuídas em Santa Catarina

A distribuição começou nesta quarta-feira pela manhã, por volta das 8h

As doses de Pfizer para a vacinação de bebês e crianças a partir dos seis meses de idade estão sendo distribuídas para as Unidades Descentralizadas de Vigilância Epidemiológica das centrais regionais nesta quarta, 16. Das 34 mil doses recebidas pelo estado na última sexta, 11, aproximadamente 11 mil (11.290 doses) estão sendo enviadas aos municípios neste primeiro momento.

As demais ficarão armazenadas na Rede de Frio estadual para garantir a aplicação da segunda e terceira doses. Os imunizantes devem estar disponíveis nos municípios catarinenses entre quinta e sexta-feira.

A distribuição começou pela manhã, por volta das 8h. Para as centrais regionais da Grande Florianópolis, Itajaí, Blumenau, Joinville, Criciúma, Araranguá, Tubarão, Mafra, Jaraguá do Sul, Rio do Sul, Lages, Videira e Joaçaba as doses seguiram via terrestre. Para as centrais de São Miguel do Oeste, Chapecó, Xanxerê e Concórdia, o transporte é feito pelo avião do Corpo de Bombeiros Militar.

Em Santa Catarina, a recomendação é que a imunização ocorra nesta ordem: bebês de 6 meses a 11 meses e 29 dias; depois, bebês de 1 ano a 1 ano, 11 meses e 29 dias; e, por fim, crianças de 2 anos a 2 anos, 11 meses e 29 dias. A população total estimada entre seis meses e dois anos é de 244.674 bebês e crianças.

A vacina Pfizer para bebês a partir dos seis meses (tampa vinho) possui apresentação e dosagem diferenciada da formulação utilizada em adultos a partir dos 12 anos (tampa roxa) e também em crianças de cinco a 11 anos (tampa laranja). Nos bebês e crianças de até dois anos ela deve ser aplicada no esquema de três doses, com quatro semanas de intervalo entre a primeira e a segunda dose e oito entre a segunda e a terceira dose.

João Fuck, diretor da DIVE/SC, ressalta que assim como as vacinas que já são aplicadas na população a partir dos três anos de idade para a prevenção da Covid-19, essa nova vacina para bebês de seis meses a dois anos de idade é segura e eficaz. “Pedimos, mais uma vez, que os pais levem os seus filhos para vacinar. A vacina ainda é a melhor maneira de proteger a população, evitando casos graves, hospitalizações e mortes pelo coronavírus”, finaliza.

Relacionados

spot_img
spot_img

Últimas Notícias