O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Sombrio está sediando, ao longo desta semana, o curso básico de redes elétricas, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social.
A capacitação conta com carga horária teórica e prática, reunindo dez participantes — sendo oito mulheres e dois homens — e está sendo ministrada pelo professor Eder Brondalice, que veio da cidade de Joaçaba especialmente para conduzir a formação. O objetivo do curso é oferecer noções básicas sobre redes elétricas, promovendo segurança, autonomia e conhecimento prático para o dia a dia.
De acordo com o professor, a presença feminina no curso é um destaque positivo:
“Talvez a mulher que faça o curso não vá trabalhar como eletricista ou mesmo mexer na rede da sua casa, mas ela vai poder perceber o trabalho de um eletricista, acompanhar se estão fazendo corretamente ou até mesmo se estão tentando inventar problemas que não existem. Isso gera economia na mão de obra”, explica Brondalice.
A formação em redes elétricas é a primeira de até 40 capacitações previstas para o município ao longo do ano, conforme a demanda da comunidade. Entre os temas que poderão ser ofertados estão: embutidos, soldador, corte e costura, costura artesanal, manutenção de motores de máquinas agrícolas e piloto de drone para agricultura.
As turmas devem contar com no mínimo dez alunos, e as vagas são prioritariamente destinadas a pessoas atendidas pelos programas sociais, com possibilidade de preenchimento por demais interessados caso haja disponibilidade.
A prefeita Gislaine Cunha destacou a importância das capacitações:
“Sombrio tem buscado ampliar as oportunidades para quem mais precisa e tornar as pessoas cada vez mais qualificadas para o mercado de trabalho ou mesmo para atuarem em suas casas. Com esses cursos, damos ferramentas para que busquem autonomia, qualificação e, quem sabe, uma nova fonte de renda”, afirmou.
Inscrições e informações podem ser obtidas diretamente no CRAS de Sombrio, localizado na Rua Osmar Rodolfo Beckauser, nº 670, bairro São Luiz, ou pelo telefone (48) 3533-5261.