O Governo de Criciúma realizou, nesta quinta-feira (11), uma visita técnica à Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab). A comitiva, formada pelos secretários Thiago Fabris (Desenvolvimento Econômico) e Dudi Sônego (Assistência Social), além do gerente de Habitação, Victor Zanette, foi à capital paranaense para conhecer modelos de gestão e iniciativas que possam inspirar novas políticas públicas no município catarinense.
Recebidos pelo presidente da Cohab, André Baú, os gestores criciumenses conheceram projetos como o Bairro Novo do Caximba e o programa Casa Curitibana, que articula incentivos municipais e estaduais para ampliar a produção de moradias em parceria com a iniciativa privada.
Modelos de Financiamento e Parcerias
Um dos pontos centrais da visita foi entender o funcionamento do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social (FMHIS) de Curitiba, que é financiado com recursos da “outorga de potencial construtivo” (venda de direito de construir).
O secretário Thiago Fabris destacou a eficiência do modelo. “Curitiba é uma referência em planejamento urbano e habitação popular. Nosso prefeito, Vagner Espindola, nos motivou a vir conhecer de perto projetos (…) Foi uma troca muito rica, saímos muito satisfeitos e com um canal de diálogo aberto para avançarmos em políticas habitacionais cada vez mais eficientes”, afirmou.
Planejamento Urbano
A comitiva também visitou o Hipervisor Urbano no Ippuc, onde a expansão da cidade é monitorada. Para a secretária Dudi Sônego, a experiência reforça o compromisso de Criciúma com a evolução social. “Ver de perto como outras cidades planejam, integram setores e transformam ideias em programas concretos é fundamental para avançarmos”, pontuou.












