Em celebração ao Dia do Professor (15 de outubro), Criciúma destacou o papel do Centro de Formação Thereza Dário Milanezzi. A iniciativa, pioneira no Sul de Santa Catarina, oferece formação continuada e planejamento pedagógico unificado para os educadores da rede municipal, visando aprimorar as práticas em sala de aula. O Centro, no bairro Pinheirinho, iniciou suas atividades em fevereiro deste ano.
O prefeito de Criciúma, Vagner Espindola, ressaltou que o investimento é uma forma de valorizar a categoria. “Criciúma tem valorizado, cada vez mais, o papel do professor, e esse espaço é uma demonstração disso. O Centro de Formação oferece condições para que os nossos profissionais estejam em constante atualização e preparados para os desafios da sala de aula. Investir em formação é investir no futuro, garantindo que as próximas gerações tenham um ensino de qualidade, professores capacitados e uma educação pública que transforma vidas”, afirmou.
O projeto elabora propostas de planejamento quinzenal unificado que servem como base para todas as unidades. A secretária municipal de Educação, Geovana Benedet Zanette, explicou o ganho pedagógico da unificação. “O planejamento unificado representa um avanço significativo para garantir a equidade educacional. Com ele, garantimos que todos os alunos da rede tenham acesso aos mesmos conteúdos e à mesma sequência de ensino. Isso significa que, se um estudante precisar mudar de escola por algum motivo específico, ele não terá prejuízo, já que toda a rede segue o mesmo percurso pedagógico”, explicou.
A coordenadora do Centro, Andreia Furlan Leal, destacou que a formação também valoriza o conhecimento interno. “A proposta é valorizar o conhecimento que já existe dentro da rede. Os próprios professores compartilham experiências e práticas, fortalecendo o aprendizado coletivo e a autonomia pedagógica”, disse. A equipe do Centro é especializada por etapas de ensino, e já prepara a atualização do Plano de Ensino Unificado para 2026.