Nesta quarta-feira (25), o Criciúma tem uma missão importante: vencer o Grêmio na Arena, em Porto Alegre, em um jogo atrasado da 5ª rodada. O confronto pode ser decisivo na luta contra o rebaixamento, já que o Tigre, atualmente 15º colocado com 29 pontos, ultrapassaria o Grêmio, que ocupa a 12ª posição com 31 pontos, em caso de vitória.
O retrospecto do Criciúma no estádio gremista traz boas lembranças, com duas vitórias em quatro partidas, uma pelo Brasileirão de 2013 e outra pela Copa do Brasil de 2015. Além disso, o empate contra o Athletico Paranaense na última rodada trouxe mais confiança ao time, como destacou o técnico Cláudio Tencati: “Se mantivermos o comportamento competitivo, organizado e agressivo, podemos voltar com pelo menos três pontos desses dois jogos fora de casa.”
Para a partida de hoje, o Criciúma não contará com Bolasie, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Tencati ainda tem dúvidas sobre seu substituto, cogitando as opções entre Felipe Vizeu e Arthur Caíke. O restante do time já está praticamente definido, com Gustavo no gol, Dudu, Rodrigo, Tobias Figueiredo e Marcelo Hermes na defesa, Barreto, Newton, Fellipe Mateus e Matheusinho no meio, e Allano ao lado de Arthur Caíke (ou Vizeu) no ataque.
O Grêmio, por sua vez, vem com um time recheado de estrangeiros e apenas um brasileiro no meio-campo: Dodi, revelado nas categorias de base do Criciúma. A equipe de Renato Portaluppi deve ser similar à que venceu o Flamengo na última rodada, com Marchesín, João Pedro, Jemerson, Gustavo Martins (ou Kannemann), Reinaldo, Villasanti, Dodi, Cristaldo, Monsalve, Soteldo e Braithwaite.
O confronto desta noite será o primeiro dos dois jogos adiados do Grêmio devido às enchentes de maio, que atingiram a Arena. A outra partida, contra o Atlético Mineiro, ainda não tem data marcada.
A arbitragem ficará por conta de Davi de Oliveira Lacerda (ES), com Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Douglas Pagung (ES) como auxiliares. No VAR, Daiane Muniz (Fifa) de São Paulo será acompanhada por Marcus Vinicius Gomes (MG) e Thiago Duarte Peixoto (SP).