O Criciúma inicia nesta quarta-feira, 4 de dezembro, sua busca pelo “milagre” da permanência na Série A do Campeonato Brasileiro. O time carvoeiro precisa de uma vitória crucial contra o Flamengo, terceiro colocado na tabela, para continuar vivo na luta contra o rebaixamento. A partida acontece às 20 horas no Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma.
Após a derrota para o Corinthians, o silêncio tomou conta do Tigre, mas o lateral-direito Dudu, único a falar com a imprensa entre domingo e terça-feira, se mostrou determinado: “Até a matemática falar o contrário, vamos lutar muito para manter o time na Série A”, afirmou.
Além da garra do time, a torcida rubro-negra parece estar do lado do Criciúma, em uma curiosa aliança motivada pelo risco de rebaixamento do Fluminense. O Tricolor carioca, com 40 pontos, está ameaçado pela queda, enquanto o Criciúma segue com 38 pontos, na 17ª posição. Para ajudar, parte da torcida do Flamengo tem demonstrado apoio ao Tigre nas redes sociais e até no Centro de Treinamento do Flamengo, onde picharam o muro com a frase: “Entrega para o Criciúma”.
Enquanto isso, o técnico do Flamengo, Filipe Luís, foi claro ao afirmar que sua equipe entrará em campo para vencer, independentemente da situação do adversário. No entanto, a chegada do time carioca à Capital do Carvão foi marcada por provocações da torcida local, que cantou em alusão à possível queda do Fluminense para a Série B.
Desfalques e Escalações
O Criciúma chega para o confronto com algumas baixas importantes. O capitão Rodrigo, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, e o zagueiro Wilker Ángel, lesionado, não estarão em campo. A defesa será formada por Walisson Maia e Tobias Figueiredo. No meio de campo, o volante Newton também está suspenso e, no seu lugar, o técnico Tencati pode optar por outro volante ou improvisar Marcelo Hermes em uma posição mais avançada. A provável escalação do Criciúma é: Gustavo, Dudu, Walisson Maia, Tobias Figueiredo, Trauco, Barreto, Ronald, Fellipe Matheus, Marcelo Hermes, Bolasie e Vizeu.
Já o Flamengo, com uma série de desfalques, não contará com Gerson, De La Cruz, Rossi, Léo Pereira, Alex Sandro, Gabigol, Arrascaeta, Viña e Cebolinha, que se recuperam de lesões ou suspensões. Com isso, a equipe carioca deve entrar em campo com: Matheus Cunha, Wesley, Léo Ortiz, Fabrício Bruno, Ayrton Lucas, Evertton Araújo, Erick Pulgar, Gonzalo Plata, Carlos Alcaraz, Michael e Bruno Henrique.
Arbitragem Fifa
A partida será comandada pelo árbitro Fifa Wilton Pereira Sampaio, de Goiás, com Bruno Boschilia, também Fifa, e Leone Carvalho Rocha, de Goiás, como auxiliares. Na cabine do VAR, Wagner Reway (ES) será o responsável pelo vídeo, com Ivan Carlos Bohn (PR) como assistente e Regildenia de Holanda Moura (RJ) como observadora.