Aproveitando a redução do fluxo de veículos característica da temporada de verão, a Prefeitura de Criciúma intensificou nesta semana as obras de infraestrutura no Distrito de Rio Maina. O objetivo da Administração Municipal é utilizar o período em que parte significativa da população se desloca para o litoral para acelerar a recuperação de importantes corredores viários, minimizando o impacto no trânsito local.
As equipes da Secretaria de Infraestrutura e Obras concentram esforços em serviços de drenagem, sinalização e pavimentação. A estratégia visa preparar a cidade para o retorno do ritmo habitual das atividades escolares e comerciais.
“Esse conjunto de ações faz parte de um planejamento estratégico para aproveitar um período de menor fluxo na cidade e acelerar melhorias importantes na nossa infraestrutura urbana. Estamos cuidando das vias para garantir mais segurança, mobilidade e conforto aos motoristas e pedestres, minimizando transtornos e preparando Criciúma para o ritmo intenso do restante do ano”, ressalta o prefeito de Criciúma, Vagner Espindola.
Cronograma de execução no distrito
O planejamento das obras abrange os meses de janeiro e fevereiro. Após o início dos trabalhos na rua João Ronchi na última semana, abrangendo o trecho entre as avenidas Caeté e Luiz Lazzarin, o maquinário avança agora para a Avenida dos Imigrantes. A previsão é que, no início de fevereiro, as ruas Virgílio Mondardo e Francisco de Assis Macarini também recebam as melhorias.
O vice-prefeito de Criciúma, Salésio Lima, destaca que a força-tarefa foi organizada para garantir eficiência e continuidade nas intervenções. “O planejamento permite que as obras avancem de forma coordenada, com frentes simultâneas em diferentes regiões da cidade. Assim, conseguimos qualificar as vias mais movimentadas, como as do Rio Maina, sem interromper a rotina urbana e mantendo a cidade funcionando normalmente”, pontua.
A qualidade técnica do serviço também é prioridade. De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura e Obras, João Paulo Casagrande, as intervenções vão além da recuperação do asfalto. “Em muitos pontos, antes de refazer a pavimentação, é necessário corrigir questões estruturais, como drenagem e base. Esse trabalho mais completo garante maior durabilidade às vias e reduz a necessidade de manutenções frequentes”, explica.
Atuação em outros bairros
Conforme informações da Prefeitura de Criciúma, além do foco no Rio Maina, frentes de trabalho atuam simultaneamente no Centro, especialmente nas ruas Princesa Isabel e Tiradentes, e nos bairros Pio Corrêa e Próspera. Operações de tapa-buracos seguem ativas em grandes eixos de ligação, como as avenidas Centenário e Gabriel Zanette, além das ruas Araranguá e Hercílio Luz.
Confira os trechos contemplados no Distrito de Rio Maina:
Rua João Ronchi: entre as rótulas da Av. Caeté e da Luiz Lazzarin;
Avenida dos Imigrantes: entre as rótulas da Luiz Lazzarin e a rua Virgílio Mondardo;
Rua Virgílio Mondardo: da Av. dos Imigrantes até a rua Francisco Assis Macarini;
Rua Francisco de Assis Macarini: da rua Virgílio Mondardo até a Antônio Macarini.












