Criciúma conquistou a primeira posição no indicador de Acesso à Educação da Região Sul no 6º Ranking de Competitividade dos Municípios. O levantamento, elaborado pelo Centro de Lideranças Públicas (CLP), avaliou mais de 400 cidades brasileiras com mais de 80 mil habitantes e colocou o município na 24ª colocação no cenário nacional para o indicador.
O prefeito de Criciúma, Vagner Espindola, celebrou o resultado, que atribuiu ao investimento contínuo. “Esse resultado é motivo de muito orgulho para Criciúma e representa o reconhecimento de um trabalho contínuo. O levantamento mostra que estamos no caminho certo, investindo em políticas que garantem oportunidades iguais para todas as nossas crianças e jovens”, ressaltou.
O pilar de Acesso à Educação avalia a capacidade dos municípios em assegurar que crianças e jovens tenham acesso à escola, considerando a taxa de atendimento na educação infantil, as taxas de matrícula nos ensinos fundamental e médio e o número de alunos em tempo integral.
O vice-prefeito Salésio Lima destacou que o reconhecimento é fruto de um esforço coletivo. “Esse reconhecimento é fruto de um trabalho coletivo, que envolve professores, gestores, famílias e toda a comunidade escolar. Acreditamos que investir em educação é investir nas próximas gerações e no desenvolvimento sustentável do município”, afirmou.
A secretária municipal de Educação, Geovana Benedet Zanette, reforçou que o investimento em infraestrutura e a permanência dos estudantes nas escolas foram fatores decisivos. “A Administração Municipal investe constantemente em estruturas modernas, criando condições para que cada aluno permaneça e se desenvolva. Essa conquista é de toda a comunidade escolar”, declarou.
Destaque no Ranking Nacional
No ranking geral de competitividade, Criciúma conquistou a 23ª posição nacional, destacando-se como a 8ª colocada entre os estados do Sul do Brasil e a 5ª em Santa Catarina. O ranking é composto por 65 indicadores distribuídos em três dimensões: Instituições, Sociedade e Economia, e serve como ferramenta de diagnóstico para o planejamento de políticas públicas.