O Governo de Santa Catarina iniciou mais uma ação de incentivo ao empreendedorismo com o evento Ignition Startup, parte do Programa SC Mais Inovação. Nesta quinta-feira (9), o Centro de Inovação Criciúma (CRIO) sediou o encontro, apresentando aos empreendedores do Sul catarinense R$ 20 milhões em oportunidades de crédito e fomento.
O evento é a segunda etapa do RoadShow Pronampe Inovação, um circuito que conecta startups e empreendedores às principais fontes de apoio do Estado, como a Fapesc e o Badesc.
A gerente de Inovação da Unesc, Elenice Padoin Juliani Engel, destacou a receptividade da região, que contou com a participação de startups de 12 municípios. “Os empreendedores vieram realmente conhecer as oportunidades de fomento oferecidas e receber informações e tirar dúvidas. Percebo que o próximo passo é ir buscar o apoio e esses recursos”, salientou. Ela reforçou o papel do CRIO como articulador do ecossistema de inovação.
Trilha da inovação e proximidade com o empreendedor
O presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto, presente no evento, reforçou que o circuito visa aproximar o Governo do Estado de quem precisa do recurso. “Essa iniciativa de ir à comunidade, e de estar nos municípios em que o Programa SC Mais Inovação está é muito motivada pelo governador Jorginho Mello, que mostra a importância de a gente se aproximar das pessoas, de quem não tem conhecimento de todo o recurso e estrutura que o Estado tem disponível para acelerar ideias e empreendedorismo”, afirmou.
O gestor da Rede Catarinense de Centros de Inovação (RCCI), Murilo Mafra, reforçou que o Ignition Startup conecta empreendedores e oportunidades, mostrando o caminho para tirar as ideias do papel. “Muitos empreendedores têm boas ideias, mas não sabem por onde começar, e o SC Mais Inovação vem para mudar isso — conectando programas de fomento, crédito e capacitação em um só movimento”, completou.