Se tem coisa nesse Sombrio que eu tenho ranço é do estacionamento rotativo. Não porque tenho que pagar, mas porque funciona num modelo arcaico demais. Muitas vezes, passo mais tempo procurando um “laranjinha”, do que o tempo que levaria fazendo a coisa que fui fazer estacionando ali. É uma cidade relativamente pequena. Deveria haver alguma forma de a coisa funcionar de verdade. Já pensou que legal? Venho de Erechim – sei que são realidades diversas – e lá era tudo feito via aplicativo, uma beleza.
O rotativo serve para que os veículos não fiquem atravancando o centro da cidade, para que os carros permaneçam apenas o necessário então, qual o problema em tolerar cinco ou dez minutos? Perda de arrecadação? Tão significativa que valha a pena conquistar a antipatia dos usuários?
A resposta me veio do Cris Rosa: “Ciente do constante desagrado a respeito do estacionamento rotativo na área central de Sombrio, os candidatos a prefeito Cristian Rosa e vice Volnei Giassi, da coligação ‘Sombrio Merece Respeito’, têm como proposta em seu plano de governo um período de tolerância para quem precisa utilizar as vagas por pouco tempo.
Implantado há pouco mais de um ano e praticamente sem discussões com a população a respeito, o estacionamento rotativo tem causado desconforto entre os usuários e, em algumas oportunidades, até agressões às agentes responsáveis pela fiscalização.
Em conversas com cidadãos para a construção de seu plano de governo, Cristian Rosa e Volnei Giassi formularam e apresentam a ideia de implantar uma hora de tolerância em todo o estacionamento rotativo, oportunizando aos usuários a chance de fazer suas compras ou outros compromissos rápidos sem ter que pagar para estacionar.
“Uma lei aprovada há poucos meses criou algumas vagas rápidas, com tolerância de 15 minutos, que já amenizaria o problema; mas até agora a atual administração se recusa a cumprir essa lei. Então, em nosso governo vamos modificar o sistema e implantar tolerância em todo o rotativo, beneficiando tanto os cidadãos quanto os comerciantes”, explicam Cristian e Volnei.
De acordo com os candidatos, o sistema de tolerância já é utilizado em municípios como Joinville e Laguna, é perfeitamente viável e, principalmente, soluciona o problema de falta de vagas sem causar prejuízos financeiros a cidadãos e/ou comércio”. De mim, ganhou um ponto.
Falando em tolerância
Eu tenho cá as minhas dúvidas quanto à eficácia dessa gente sacudindo bandeiras na avenida – credo, o Franco, hoje tá irritado – mas há os que acreditam que isso conquiste o eleitor mais indeciso. O que se espera desses é o mínimo de civilidade e educação.
Acompanhados de candidatos a vereador e simpatizantes da coligação Sombrio Merece Respeito, os candidatos a prefeito Cristian Rosa e vice Volnei Giassi realizaram ação no Centro da cidade na manhã deste sábado, 17 de outubro.
Próximo ao final do percurso, um encontro bastante amistoso com os candidatos adversários Clodoaldo e Ricardo, que também realizavam ação no local. “Uma administração próxima da população é um dos grandes motivos de sermos candidatos. Não teria a mínima possibilidade de passarmos a campanha nos escondendo dos sombrienses”, comentaram Cristian e Volnei.
No encontro com Clodoaldo, troca de planos entre os candidatos e uma boa conversa cercada pelos apoiadores de ambos.
Inacreditável que Sombrio não tenha os aparelhos para que o próprio cidadão vá, coloque o dinheiro e retire o ticket.