A árvore do conhecimento
Desde a minha infância, quando tive as primeiras aulas de religião, uma coisa me intriga:- Por que motivo Deus não queria que o homem tivesse conhecimento do que é bom e do que é mau (Gênesis 2.17). Ou melhor: – Por que Deus não queria que o homem tivesse conhecimento? Se tens a resposta, por favor, me ajuda e tira de mim essa angústia que tanto me atormenta. Agora, só te peço uma coisa, não venhas ofender a minha inteligência, já tão limitada, com a simples resposta de que “Deus sabe o que faz”, porque esta eu não aceito.
Essa minha curiosidade, ou revolta, é porque eu sou apaixonado, obcecado, pelo conhecimento. Quando os catequistas disseram-me que Jeová havia expulsado Adão e Eva do jardim do Éden, porque tinham comido a fruta da árvore do conhecimento, eu exclamei: Caramba! Mesmo com a minha mente infantil, fiquei estupefato e perguntei de imediato, aos mestres: Por quê? Como eles não tinham resposta, disseram-me simplesmente o que eu me recuso ouvir até hoje: “Porque não! Pronto! Ele sabe o que faz”. Pensei na hora, como me acham burro. Aliás, como muitos até hoje me acham. Não que eu seja inteligente. Nada disso. Mas eu quero saber. Eu também quero comer o fruto da arvore do conhecimento.
Depois fiquei crescidinho e li na Bíblia, de novo, a mesma ideia. Mas agora em Coríntios 1.19 e 20: “Porque está escrito: Farei perecer a sabedoria dos sábios e repelirei a inteligência dos intelectuais…”. Por que será? E depois seguem outras frases no mesmo sentido. Vai lá e lê, meu irmão. Tu também não ficas intrigado com isso? Não? Ah! Como te invejo. Eu fico pensando: – “O que será que Deus está me escondendo?” O que será que Ele não quer que eu saiba?
Aí eu sou obrigado a tirar as minhas próprias conclusões, tão cheias de defeitos, eu sei, porque sou um simples humano. Fico me questionando, será que Deus não queria que tivéssemos o mesmo conhecimento que Ele, para sermos sempre seus subordinados? Quem sabe!? De qualquer forma, quando Jeová expulsou Adão e Eva do Paraíso expulsou a mim também. E aqui estou com todas as minhas angústias. Mas eu não me entrego. Continuo querendo saber. Enquanto Ele não me responde, como já disse, continuo tirando as minhas próprias conclusões, ainda que equivocadas. O que é que eu vou fazer? Se eu não aceito respostas simples e inconclusivas, que não me satisfazem. Deus, na sua infinita sabedoria, bondade e amor, dizem, deve saber que eu sou assim, pois foi Ele quem me fez.
Nessa busca incessante do conhecimento, o homem vai descobrindo algumas coisas e fazendo outras, parecidas com algumas que Deus já fez. Queres ver? Quando Jeová resolveu destruir Sodoma e Gomorra, ele fez chover fogo e enxofre dos céus. Na II Guerra Mundial, em 1945, o homem também fez chover fogo do céu sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão. E muitos japoneses (homens, mulheres criancinhas e idosos) que lá estavam também viraram estátuas de cinza e de sal, na hora, a exemplo da mulher de Ló, em Sodoma. E tem outras coisas mais quê, talvez, saibas melhor do que eu. Mas eu não me conformo. Eu quero saber!