A ignorância é uma doença que atrapalha nossas vidas. E às vezes mata. Poderíamos enumerar dezenas de situações, porém, como o espaço é pouco, cito apenas algumas. Deixo por conta da tua inteligência e senso de observação outras quê, quem sabe, já sejam do teu conhecimento ou até acontecido contigo. Sim, porque todos nós cometemos erros.
O erro fatal mais comum que existe é o acidente de trânsito. O veículo é uma máquina altamente sofisticada, resultado de um processo de aperfeiçoamento de mais de um século. Cientistas, mecânicos e pilotos de provas foram descobrindo e melhorando os componentes e os combustíveis que o compõe. Às vezes pagando com a própria vida.
Esse esforço resultou nesta máquina maravilhosa que aí está. Mas o homem não se aprimorou na mesma proporção. A maior causa dos acidentes de trânsito é humana. Acontecem porque muitos motoristas são despreparados. Ignoram alguns conhecimentos de mecânica e física, como a velocidade, força centrífuga e tempo de frenagem. E muitos ainda bebem e vão dirigir.
Outras que causam grandes danos e sofrimentos à humanidade são a bebida de álcool e o cigarro. Com relação à bebida, não é que o indivíduo não deva beber. Às vezes ela é necessária, desde que bem dosada. O mundo real é quase insuportável para o homem, devido à sua fragilidade. Ela tanto nos alegra, como ameniza a nossa dor. Como disse Napoleão Bonaparte: “Necessária nas derrotas e merecida nas vitórias”. A lucidez é traiçoeira (Ernest Hemingway). Aliás, se até Jesus bebia vinho, por que eu, um pobre mortal, não irei fazê-lo?
O cigarro é uma questão bem mais delicada. A pessoa que fuma tem ansiedade. Fuma para suportá-la. Mas o preço que paga é muito caro; a própria vida. O fumo não mostra no início, ou até a longo prazo o dano que causa. Ele mata lentamente. Prejudica a imagem do fumante. Este exala pelos poros o cheiro desagradável do cigarro. A fumaça torna o ambiente insuportável.
Outra questão que alguns deveriam rever é a da obesidade. Não me refiro à estética, porque há quem prefira os gordinhos, ou as gordinhas, mas às doenças que ela causa, em especial as do coração. Há também a dificuldade em se movimentar e praticar certas atividades. Aqui a inteligência e o conhecimento ajudam muito, pois tudo é uma questão de alimentar-se adequadamente e praticar exercícios físicos. Uma cirurgia específica? Por que não?
Este é um singelo texto que escrevo com a melhor das intenções. É destinado a quem pensa, quer ser feliz e tem amor à vida. O conhecimento e a cultura são os alimentos da alma. A ignorância, por sua vez, é o veneno dela.