Briga de família
A guerra entre Rússia x Ucrânia é uma briga de família, pois eles pertencem à mesma etnia: – Eslava. Sua origem é uma confederação de tribos que se reuniu no Leste Europeu. Esse grupo étnico passou a ser reconhecido na Europa no Século VIII d.C. Era uma classe nobre de guerreiros víquingues (nórdicos) que formaram o primeiro Estado eslavo, a Rússia de Kiev, no Séc. IX d.C., que veio a ser a Rússia, da qual o território da Ucrânia já fazia parte.
A União Soviética foi um estado socialista que existiu entre 1922 e 1991, governado por um regime unipartidário, comandado pelo Partido Comunista. Em 1922 os bolcheviques saíram vitoriosos na Revolução Russa e formaram a União Soviética. Inicialmente era constituída só por Rússia, Ucrânia e Bielorrússia. Posteriormente vieram somar-se outras repúblicas do leste europeu, totalizando quinze. Em 1991, com a renúncia de Gorbachev, a União Soviética foi dissolvida. As repúblicas que a compunham tornaram-se independentes, como é o caso da Ucrânia. A Federação Russa é o Estado sucessor da União Soviética, tendo assumido todos os seus direitos e obrigações.
A rivalidade entre Ocidente (Capitalista) e o Oriente (Socialista) não existia. Basta ver que nas duas guerras mundiais (1914/1918 e 1939/1945) ambos lutaram do mesmo lado. Na I Guerra eram Aliados: França, Grã-Bretanha e Rússia contra os Impérios Centrais: Alemanha, Áustria-Hungria, Itália e Império Turco. Já na II Guerra os Aliados eram: Grã-Bretanha, Estados Unidos, China e União Soviética, contra o Eixo: Alemanha, Itália e Japão.
Com o término da II Guerra Mundial começou a rivalidade entre Ocidente e Oriente, a chamada Guerra Fria. As nações envolvidas, com a intenção de impedir outros conflitos como as duas guerras mundiais, decidiram criar a Organização das Nações Unidas (ONU), em 1945. Uma organização intergovernamental destinada a promover a paz mundial.
Daí os Ocidentais resolveram criar(1949) a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), uma aliança militar para defender só os seus interesses. Já os Orientais organizaram-se sob a liderança da União Soviética, assinando, mais tarde(1955), o Pacto de Varsóvia, buscando um equilíbrio de forças com a OTAN. Dois blocos antagônicos que nunca se enfrentaram, mas apoiavam países que lutassem isoladamente contra algum do outro bloco.
Quando Zelensky, Presidente da Ucrânia, demonstrou interesse em entrar para a OTAN, evidentemente que a Rússia não concordou, pois a Ucrânia é a última fronteira da Rússia com o Ocidente. Putin o alertou de quê, caso a Ucrânia ingressasse na OTAN, ele declararia guerra e a Rússia a invadiria. A Ucrânia “pagou para ver” e deu no que deu: Guerra entre irmãos. Simples né?