Jubilamento
Terça-feira, dia 03 de agosto de 2021, eu e o colega Dr. Everaldo João Ferreira seremos jubilados pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de Santa Catarina pelos serviços prestados como advogados. Além de outras autoridades, se farão presentes o Presidente da OAB-SC, Dr. Rafael de Assis Horn, e o Presidente da Subseção da OAB de Sombrio, Dr. André Giordane Barreto. Na oportunidade também serão homenageados os ex-presidentes da OAB de Sombrio. O ato será realizado na sede Campestre da Subseção, em Lagoa de Fora, Balneário Gaivota(SC).
Dizer da grande honra e emoção que sinto neste momento seria “chover no molhado”. Só o que eu lamento é não poder convidar alguns amigos, em virtude de que os convites são restritos, limitando-se praticamente à família do jubilado, em face da Pandemia COVID-19, o quê, espero, todos entenderão. Justamente por isto estou escrevendo esta crônica, para que todos vocês se sintam homenageados.
Em que pese a maioria dos meus amigos saibam, através do contato pessoal comigo, dos meus escritos e programas de rádio, que eu não trabalhei apenas na Advocacia, sinto-me na obrigação de, neste momento, fazer um rápido relato da minha vida profissional. Desde adolescente eu sempre sonhei em advogar. Mas as condições econômicas de meus pais não me permitiam. Assim, dos 13 aos 20 anos de idade eu trabalhei como Office-boy e, depois, auxiliar-de-escritório no Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre. Dos 20 aos 24, como escriturário, numa empresa comercial, também de Porto Alegre. Em 1968, ingressei o Banco do Brasil, onde trabalhei em Candelária, Santos Augusto e Sombrio.
Enquanto trabalhei no Banco, em Candelária(RS), cursei a Faculdade de Direito em Santa Cruz do Sul(RS), de 1975/1979. Eu era Bacharel em Direito, mas não podia advogar, pois exercia cargo em comissão, o que exigia de mim dedicação integral ao BB. Finalmente, em 1990, já em Sombrio, aposentei-me no Banco com 46 anos de idade e comecei a advogar. É bem verdade que ainda no BB eu fui professor de Grafoscopia e Noções de Direito só para os funcionários da Casa.
Passaram-se 32 anos. Este é o meu tempo na nobre profissão. Sempre advoguei em Sombrio, com os deslocamentos naturais da atividade. Como fazia muito tempo de formado, enfrentei as dificuldades inerentes a esta condição. Aprendi trabalhando e estudando. Sempre observando juízes, promotores, serventuários e advogados, com os quais muito me socorri pedindo conselhos. A Ciência do Direito é fascinante. Eu teria muito que contar, mas o espaço aqui não me permite. Assim, deixo por conta da imaginação de vocês. Só me resta agradecer a todos, em especial aos clientes, pela confiança que depositaram em mim. Espero ter correspondido.