Propaganda enganosa
Tu não imaginas o quanto em me divirto e aprendo com os comerciais da televisão. Tem gente que não sabe o que está perdendo ao mudar de canal ou sair da sala quando eles começam. Como em tudo na vida, existem os bons, os medianos e os ruins. Assim também são as propagandas. Algumas são de extremo mau gosto. Tem as regulares, que até dá pra suportar. Mas as que me encantam mesmo são aquelas inteligentes, criativas, de bom gosto e bem humoradas.
Esse pessoal que trabalha com publicidade e propaganda são inteligentes e criativos. Já assisti muitas entrevistas com eles. Todos são unânimes em dizer que é uma atividade cansativa e estressante. Não é fácil fazer um comercial de bom gosto, que prenda a atenção do espectador e o convença. Isso exige muita pesquisa, bom conhecimento do produto e do público alvo. Quando o produto é de baixa qualidade, são obrigados a inventar ou mentir sobre virtudes que ele não possui. Se o trabalho não sai bom, os clientes rompem o contrato com a agência e eles perdem o emprego.
Se observares bem, verás quê, quanto mais cara e sofisticada é a mercadoria ou o serviço oferecido, melhor é a qualidade do comercial. Sem dúvida os melhores ainda são os de automóveis. Já os mais divertidos são os de cervejas. Aí a gente passa momentos agradáveis, vendo paisagens lindas, personagens bonitos e sedutores, lugares paradisíacos, ouvindo músicas agradáveis e diálogos inteligentes e divertidos. O importante é fazer o consumidor comprar, mesmo que não precise.
Não vou mencionar aqui nenhum comercial específico, para não beneficiar ou prejudicar quem quer que seja, mas sei que tu, como eu, temos os nossos preferidos. O motivo que me levou a escrever esta crônica, porém, foi o dos comerciais destinados especificamente às mulheres. Presta atenção na malandragem, e até na maldade, com que algumas empresas agem com elas, explorando suas vaidades, desinformação ou ingenuidade, levando-as a acreditar em milagre… Onde milagre não existe.
São milhares a quantidade e a variedade de produtos de higiene pessoal, vestuário, beleza, estética, lavagens de roupas e limpeza do lar. Os nomes dados a esses produtos são da gente morrer de rir. Na maioria é em inglês. Assim elas acham bonito e sofisticado, mesmo sem entender. O importante é o nome diferente. É chic.
Observa o caso dos perfumes, desodorantes, sabonetes, xampus e produtos de beleza. As mentiras e argumentos, sem fundamento científico algum, que apregoam sobre muitos deles. O que está muito na moda hoje em dia são os produtos para emagrecer. Meu deus! Aí, meu raro e paciente leitor, a gente vê de tudo; verdadeiros estelionatos. Algumas pessoas esquecem que os melhores recursos que existem ainda são: – Alimentação adequada e moderada e exercícios físicos. E a variedade de laxantes, hein? Eles nunca dizem “purgante.” Inventam nomes exóticos e bonitos para desviar da verdadeira finalidade. É triste que muitas pessoas ainda não saibam que para se fazer cocô regularmente, basta beber sucos naturais, comer verduras e frutas e fazer caminhadas. Mas não! Parece-me até que algumas gostam mesmo é de ser enganadas.