O curso de Artes Visuais marca presença na 15ª edição da Semana de Ciências e Tecnologia da Unesc (SCT), com a apresentação do projeto de estágio nível 4, para os acadêmicos da oitava fase, intitulado Feira de Arte “Ateliê de Fluxos”. A proposta é criar espaço para a divulgação de novas artistas independentes.
Segundo a coordenadora do projeto, professora Aurélia Regina de Souza Honorato, o “Ateliê de Fluxos” é um espaço não formal de Educação.
“O grupo de estudantes do Estágio 4 adotaram o projeto para executar junto à SCT. Este é um projeto que motiva, valoriza e constrói um espaço de exposição para os artistas emergentes e, principalmente, acadêmicos. É uma atividade importante para que a comunidade universitária conheça o trabalho desses expositores. O Ateliê de Fluxo é um outro jeito de pensar a própria formação de professor da licenciatura. Com isto o profissional pode atuar em espaços formais que são as escolas, mas também nos espaços não formais, como ações comunitárias, entre outros” , explicou a coordenadora.
Estágio
O estagiário da oitava fase, Tiago Costa Medeiros, explicou que no seu grupo, o Ateliê em Fluxo, resolveu inovar e abrir somente para os acadêmicos artesão.
“Nesta disciplina de estágio em espaço não formais com a professora Aurélia, estamos fazendo uma modelagem diferente. É uma feira de arte para os artistas comercializarem suas produções artesanais. Selecionamos alguns artistas especificamente do curso de Artes Visuais para estarem nesse momento de troca e integração aqui na SCT. São sete expositores de joias artesanais, prints de obras autorais, mini telas, auto-retrato ao vivo, chaveiros e adesivos”, destacou Tiago.
“Participar do Atelier em Fluxo é muito importante para todos os artistas novos, que querem começar a fazer com que o próprio trabalho renda muitos frutos, já participei antes e é uma grande oportunidade”, avaliou o artista Samuel Júnior.
Agecom|unesc