O curso de Farmácia da Unesc celebrou 25 anos de história em uma noite especial marcada por memória, afeto e conhecimento nesta segunda-feira (11). O evento, que reuniu professores, egressos e acadêmicos, promoveu a palestra “Pirataria de produtos sujeitos à vigilância sanitária e comércio clandestino de medicamentos controlados: responsabilidades”, ministrada pelo delegado da Polícia Federal (PF) Adilson Bezerra.
A coordenadora-adjunta, Marília Schutz Borges, destacou a continuidade das celebrações e o papel dos estudantes. “Hoje, damos continuidade a essa celebração com uma palestra de grande relevância para a nossa área. Nada existiria sem nossos estudantes. É emocionante ver o comprometimento e o carinho de todos que constroem, diariamente, essa história de sucesso”, destacou.
Alerta contra a pirataria e excelência
O delegado da Polícia Federal Adilson Bezerra alertou para o crescimento da criminalidade no setor. “A situação piorou no Brasil. Hoje vemos quadrilhas migrando para a falsificação de medicamentos de alto custo”, alertou. Bezerra, que é especialista em segurança sanitária, reforçou o papel do profissional farmacêutico. “Enquanto profissionais do ambiente sanitário, temos o dever de zelar pela segurança do paciente. Por trás de um produto irregular pode haver uma vida em risco”, concluiu.
A pró-reitora Vanessa Moraes de Andrade compartilhou seu carinho pela área e destacou a dedicação dos docentes. “Tenho um carinho enorme por essa trajetória, feita por pessoas que amam ensinar, aprender e crescer juntas. Por trás de tudo isso há professores e gestores apaixonados pelo que fazem, e é essa dedicação que mantém viva a excelência da nossa formação”, afirmou.
A conselheira do Conselho Federal de Farmácia por Santa Catarina, Saraí Hess Harger, reforçou a solidez da formação. “Chegar aos 25 anos é sempre emblemático. Essa marca somente é alcançada com uma caminhada sólida, construída sobre bons alicerces. A Unesc tem uma das formações mais qualificadas do país e segue formando profissionais brilhantes”, ressaltou.
A presidente do Centro Acadêmico, Fernanda Barros Roxo, celebrou a trajetória. “Fazer Farmácia na Unesc é um sonho que realizamos todos os dias. Mesmo com o cansaço e as madrugadas estudando, vale a pena. Esta formação é feita por pessoas inspiradoras, que acreditam no nosso potencial e caminham conosco”, afirmou.












