Inventor foi responsável por projetos que fascinaram as pessoas de sua época.
Há mais de cinco séculos, viveu na Itália um inventor que impressionou o público com a precisão de sua técnica. Leonardo Da Vinci, além de ser o pintor por trás do famoso quadro ‘Mona Lisa’, também era, entre outras muitas profissões, um exímio cientista.
Assuntos como pintura, anatomia, arquitetura, ciência, música, matemática, engenharia, literatura, astronomia, dentre outros, eram objetos de estudo para Da Vinci. Com criatividade e engenhosidade, o cientista projetou inventos que são provas genuínas de sua genialidade. Confira a seguir algumas das invenções pensadas por Leonardo da Vinci, contidos na coleção de documentos do italiano, o Codex Atlanticus:

- Robô
Pode parecer impensável que uma pessoa que viveu durante o Alto Renascimento tenha pensado em robôs tantos séculos antes deles se tornarem comuns, mas foi isso que aconteceu. Leonardo Da Vinci, um entusiasta da anatomia humana, fazia autópsias para compreender melhor como o corpo trabalhava para se movimentar. Ele aplicou esse conhecimento em um protótipo metálico – um robô, precisamente, ou Cavaleiro Mecânico, como é chamado.

- Paraquedas
Não foi exatamente uma invenção original, já que há alguns relatos de mecanismos parecidos usados na China, no século 11, além de um esboço semelhante ao de Da Vinci, produzido por um engenheiro por volta de 1470. O paraquedas de Leonardo é composto por uma estrutura de madeira em formato piramidal e seus esboços indicam que a abertura do equipamento teria uma dimensão de 8 x 8 metros.

- Metralhadora
Leonardo era reconhecidamente um pacifista. No entanto, ele criou um aparato que pode ser considerado a primeira metralhadora da história. A estrutura era composta por conjunto de mosquetes (tipo de arma comum na época) que disparavam em sequência por meio do acionamento de uma manivela. O curioso é que a metralhadora, em vez de disparar vários projéteis por um único cano, disparava por múltiplos.
- Tanque de guerra

O protótipo de um tanque de guerra (bem diferente do que conhecemos) é uma das invenções mais famosas do cientista. Trata-se de uma estrutura com um casco em formato de cone, que seria movida por oito homens. Além de fornecer proteção para o deslocamento das pessoas no interior do casco, ela dispunha de 36 armas de fogo distribuídas em todos os lados do veículo. Um fato curioso é que o desenho do tanque de guerra de Leonardo possuía um erro inconcebível: se fosse construído como no esboço, o veículo seria incapaz de se mover, já que as rodas frontais giravam para trás e as da traseira para a frente. Alguns historiadores acreditam que Da Vinci “cometeu um erro” proposital para impedir que qualquer pessoa montasse a máquina, já que ela seria altamente letal.
Mariana Machado (Jornalismo)