Uma das promessas da governadora interina Daniela Reinehr (sem partido) era o de rever os decretos relacionados à pandemia. No entanto, consultada nesta quinta-feira, 27, a assessoria da governadora disse que não há previsão para as mudanças nos decretos. A assessoria confirmou que o secretário de Saúde, André Motta, deve ser substituído, mas ainda sem data para isso acontecer.
A insatisfação na pasta da Saúde parece mútua. Motta tem se mantido reservado, sem dar entrevistas, mas cumprindo agendas sem estar junto, em público, com a nova mandatária assumiu o posto.
Até o momento, Daniela fez mudanças na Casa Civil, onde nomeou general da reserva Ricardo Miranda Aversa, e na Procuradoria-Geral do Estado, com a nomeação de Dagoberto Brião. Ainda segundo assessoria da governadora, as próximas mudanças devem ocorrer de forma gradativa.
Ainda nesta quinta-feira, a governadora cumpriu agenda na Alesc, onde visitou o presidente Julio Garcia (PSD) e apresentou o novo chefe da Casa Civil ao parlamento.
A visita é emblemática, já que segundo interlocutores a absolvição de Daniela no impeachment frustrou as possibilidades de Julio Garcia assumir o governo de forma interina.
No entanto, o encontro seguiu a etiqueta republicana e transcorreu de maneira tranquila. Antes do impeachment, Daniela já tinha visitado Garcia e se comprometido a respeitar o parlamento caso fosse eleita.