O Diretório dos Estudantes (DCE) e a Unesc estão incentivando os acadêmicos da Universidade a realizaram doação de sangue para apoiar os hemocentros do Rio Grande do Sul. Nesta quarta-feira (8/05), em três períodos, alunos se dirigiram para o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), de Criciúma, para realizarem o ato de solidariedade ao povo gaúcho.
Segundo o presidente do DCE, Caion Alves Rodrigues, essa é uma situação difícil e um momento de muita solidariedade ao Rio Grande do Sul e que os acadêmicos estão engajados em colaborar das mais diversas formas. “Quero agradecer a parceria de todos: da instituição, dos acadêmicos e colaboradores que quiseram participar da campanha doação de sangue. Estamos estimulando, por meio do movimento estudantil, que todos participem deste ato de amparo aos nossos queridos gaúchos que estão enfrentando uma situação calamitosa. É hora também de prestarmos assistência à saúde e cada bolsa de sangue doada pode salvar até quatro vidas”, comentou o presidente.
Para a acadêmica da quinta fase do curso de Fisioterapia, Naíla Maciel Andrade, a doação de sangue é de extrema importância. “Todos deveriam fazer, porque é uma forma de ajudar as pessoas. Por mais que tenhamos conhecimento, muitos não tomam essa iniciativa. Foi muito legal parte da Unesc e do DCE essa oportunidade em prol do Rio Grande do Sul. Às vezes precisamos desse empurrãozinho da Universidade para praticar este ato solidário”, avaliou.
Quem também realizou sua doação foi o colaborador do Setor de Segurança da Unesc, o vigilante Guilherme Honorato Genuíno, estudante da primeira fase do curso de Ciências da Computação. Por ser doador assíduo, ele quis fazer o ato de solidariedade aos gaúchos. “Estou aqui para ajudar. Sei que o Rio Grande do Sul está precisando de sangue e como já faço frequentemente doações, vim dar a minha colaboração”, relatou.