Trabalhos iniciaram nesta segunda-feira (16) e devem seguir durante a semana com foco em prevenção e fluidez do curso da água.
A Defesa Civil de Criciúma iniciou nesta segunda-feira (16) o desassoreamento de um trecho do Rio Cedro, no bairro Renascer. A ação faz parte do cronograma de manutenção preventiva realizado pelo governo municipal e deve seguir durante toda a semana.
O diretor da Defesa Civil, Fred Gomes, comentou em vídeo nas redes sociais da entidade, que o objetivo é melhorar a fluidez do curso da água, especialmente em pontos afetados pelo descarte irregular de esgoto, que acumula material orgânico nas margens e no leito do rio.
“A gente tira mais a parte orgânica, que ocorre por conta do descarte irregular de esgoto, para dar maior fluidez no curso da água”, explicou Gomes.
A meta da ação é atingir uma extensão de dois quilômetros do rio. No entanto, nem todos os trechos têm acesso para o maquinário, o que pode limitar o alcance em determinados pontos.
Fred Gomes também destacou, em publicação nas redes sociais, que a Defesa Civil atua com foco na prevenção de riscos e alagamentos, especialmente em períodos de chuvas intensas.