
Ocorreu na tarde desta terça-feira (08/12) uma assembleia geral extraordinária na AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) com a presença dos prefeitos da gestão 2017-2020 e 2021-2024 para atender aos Estatutos Sociais da associação. Entre os temas da pauta de convocação estava a eleição da nova presidência para o ano de 2021. O prefeito de São João do Sul, Moacir Francisco Teixeira, será o primeiro prefeito a assumir a associação na gestão 2021-2024.
Conforme o secretário executivo da AMESC, Moacir Mario Rovaris, a assembleia atendeu aos Estatutos Sociais da associação, bem como a pauta enviada pela FECAM (Federação Catarinense dos Municípios) neste momento de transição. Em consonância com o artigo 15, a associação é gerenciada conforme o número de prefeitos eleitos nas siglas partidárias. MDB e PP obtiveram o mesmo número de eleitos, sendo que uma pré-assembleia reuniu os gestores para definição de quem assumiria primeiro. Para a eleição nesta terça, uma chapa estava inscrita e foi eleita por aclamação.
A direção executiva ficou composta pelo prefeito de São Joao do Sul, Moacir Francisco Teixeira como presidente; 1º vice-presidente o prefeito de Timbé do Sul Roberto Biava; 2º vice-presidente o prefeito de Santa Rosa do Sul Almides Roberg Silva da Rosa; 1º secretário o prefeito de Meleiro Eder Mattos e 2º secretário o prefeito de Maracajá Anibal Brambila.
No Conselho Fiscal Efetivo ficam: o prefeito de Araranguá César Antonio Cesa; o prefeito de Balneário Gaivota Everaldo dos Santos; o prefeito de Turvo Sandro Cirimbelli; o prefeito de Jacinto Machado João Batista Mezzari e o prefeito de Passo de Torres Valmir Augusto Rodrigues.
No Conselho Fiscal Suplente ficam: o prefeito de Balneário Arroio do Silva Evandro Scaini;
o prefeito de Ermo Paulo Della Vechia; o prefeito de Morro Grande Clélio Daniel Olivo; o prefeito de Praia Grande Elizandro Pereira Machado e a prefeita de Sombrio Gislane Dias da Cunha.
O presidente, prefeito Ronaldo Pereira da Silva, falou sobre o desafio durante 2020. “Vivemos um ano atípico e a associação, assim como o restante da sociedade, precisou conviver com uma pauta diferenciada e desafiadora. Demos continuidade aos serviços, como a criação do projeto Recuperar, mas foi preciso enfrentar a pandemia em paralelo que ocupou grande parte das ações. Foi um prazer estar ao lado dos gestores ao longo destes anos, bem como da equipe da AMESC, e desejo sucesso aos novos prefeitos”.
O futuro presidente, Moacir Francisco Teixeira, observou que juntos, os 15 prefeitos se tornam mais fortes para a defesa dos cerca de 202 mil habitantes do extremo sul, sendo que se compromete em dedicar-se ao fortalecimento da entidade para que a região tenha mais conquistas.
“Juntos vamos em busca das outras esferas, como estadual e federal, e espero que em breve, logo no começo do próximo ano, possamos reunir os 15 prefeitos e pontuar quais serão nossas principais bandeiras em uma pauta positiva”.