Esta quinta-feira (6/06) marcou um momento aguardado com ansiedade pelos acadêmicos da primeira fase do curso de Direito da Unesc. Eles receberam, pelas mãos da deputada federal Geovânia de Sá, a versão atualizada do Vade Mecum, importante material de estudo. A doação de mais de 400 exemplares para todos os calouros da Universidade já é tradição, oportunizada pela deputada como forma de incentivo à educação e reconhecimento à Instituição que tem forte relação em sua trajetória.
Para a reitora Luciane Bisognin Ceretta, ao destinar recursos semestralmente a esta ação, a deputada demonstra que aposta na educação como estratégia transformadora de vidas e cenários.
“Pode parecer algo simples, mas é muito significativo. Além de ser a oferta de uma obra na qual ela coloca recursos públicos do seu gabinete para produção, ela está dizendo, por meio desta ação, que acredita no poder transformador de uma Universidade Comunitária. Está dizendo que honra suas raízes e a Instituição que a formou. Está dizendo que vocês, estudantes, não devem parar nunca de buscar conhecimento, pois ela nunca parou”, destacou.
O compromisso com a Unesc na entrega dos materiais, para a deputada Geovânia de Sá, já é tradição e significa um gesto de gratidão à Instituição pela qual tem tanto carinho, além de um investimento naquilo que é fundamental: a educação.
“Investir na educação é o retorno garantido de que daqui sairão os melhores advogados e advogadas. Dediquem-se, estudem, busquem conhecimento e contem comigo. Já fui estudante, sei que nem todos poderiam comprar esse material e faço questão de destinar esse recurso para poder oportunizar o acesso a todos que ingressam aqui na Unesc”, pontuou.
O vice-presidente do Centro Acadêmico Benedito Narciso da Rocha, do curso de Direito, Eduardo Búrigo agradeceu, em nome de todos os estudantes, pela iniciativa da deputada. “Esse material é muito importante e não tem um custo baixo. Os alunos já têm a expectativa de iniciar o curso e ter ele em mãos, o que é possível para todos graças a esse apoio”, pontuou.
Quem recebeu o primeiro exemplar de forma simbólica foi o estudante Álvaro Flores. Ele, que já é aposentado, iniciou em 2024 a realização do sonho de cursar Direito. Vindo do Rio Grande do Sul para o Balneário Rincão, Álvaro conheceu a Unesc e viu na Instituição a possibilidade de estudar. “Aqui temos todo o suporte que precisamos. Não tem nem palavras para descrever”, garantiu, feliz com o novo exemplar do Vade Mecum que levou para casa.