Cinthia Beatriz Bittencourt Schaefer estava acompanhada de um motorista em um carro oficial do Tribunal de Justiça
A desembargadora responsável pelas decisões da Operação Mensageiro, Cinthia Beatriz Bittencourt Schaefer, sofreu um acidente, nesta quinta-feira, dia 02, na BR-101, em Itajaí. Ela estava acompanhada de um motorista em um carro oficial do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Eles foram levados ao hospital mais próximo e passam bem.
O acidente ocorreu por volta de 14h30 no quilômetro 117,5 da rodovia federal. Houve engarrafamento de aproximadamente três quilômetros no local.
A desembargadora está à frente de um dos maiores esquemas de corrupção envolvendo agentes públicos no Estado. A Operação Mensageiro, que investiga desvio de verba pública nas áreas de coleta de lixo e saneamento, já levou sete prefeitos preventivamente à prisão.
Deflagrada em 6 de dezembro de 2022, a operação já teve três fases. Na primeira, quatro prefeitos foram presos nas cidades de Pescaria Brava, Papanduva, Balneário Barra do Sul e Itapoá, sendo um deles durante uma viagem oficial em Brasília.
Na segunda, em 2 de fevereiro, dois prefeitos também foram detidos, de Lages e Capivari de Baixo. Já nesta terceira fase, o prefeito de Tubarão foi detido junto com o vice.
O que a operação apura?
Deflagrada no fim de 2022 pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), colocou sobre a mira um suposto esquema de corrupção na licitação de lixo em várias cidades de Santa Catarina.
A investigação está relacionada a suspeita de fraude em licitação, corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro.
Ao todo até agora já foram cumpridos 121 mandados de busca e apreensão e 22 mandados de prisão.
G1 SC